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Simulado: Arte Africana - Exercícios com Gabarito - ENEM

10 questões | Artes, Arte Africana, Ensino Médio

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Ao dizermos ‘Artes das Áfricas’ (no plural), em vez de ‘arte africana’, podemos estar enfatizando: a África tem Arte. Isso de certa forma minimiza o modo como tem sido tratada a produção estética dos africanos até nossos dias: como objeto científico. Sob o lema ‘conhecer para melhor dominar’, dizia-se que ela servia a ‘rituais e sacrifícios selvagens’ e que era feita apenas de ‘ídolos toscos e disformes’ — de ‘fetiches’. Mas, se todas as sociedades — antigas ou atuais — têm sua arte, então por que a necessidade dessa ênfase?          

SALUM, Marta Heloísa Leuba, “Por dentro e ao redor da arte africana”, 2004 in http://www.arteafricana.usp.br.

A autora problematiza o uso da expressão "arte africana", argumentando que


Conhecer os povos que formaram as nossas raízes e sua riqueza cultural ajuda a conhecer quem somos. Entre a enorme diversidade da arte africana podemos pontuar:

1. Os artefatos produzidos por estes povos, como máscaras, estatuetas e objetos utilitários, são criação individual, isentos de significados sociais e religiosos.
2. A arte iorubá é composta de cerâmica, tecelagem, esculturas e confecção de máscaras e, para transmitir os mitos, os africanos utilizam instrumentos musicais, fazendo uso de expressões corporais.
3. Entre os artistas africanos, destaca-se no cenário da arte contemporânea o fotógrafo Omar Victor Diop, que tem entre seus objetivos mostrar a diversidade das sociedades africanas modernas.
4. A capoeira, reconhecida hoje como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, compõe a cultura de matriz africana no Brasil.
5. Pesquisas referentes ao teatro negro no Brasil demonstram sua inexistência.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


Roberto Conduru, no livro Arte afro-brasileira, fez as seguintes indagações: o que é arte afro-brasileira? É a arte produzida pelos africanos trazidos ao Brasil, entre os séculos XVI e XIX, para serem escravizados? É a produção artística de seus descendentes, escravos ou livres, independentemente do tema? A identidade é determinada por quem faz, pela autoria? Ou é afro-brasileira toda arte na qual a negritude esteja representada, seja ela feita por africanos e afro-descendentes no Brasil, ou não? O fator determinante é a temática?

Internet: (com adaptações).

A partir dos questionamentos elencados no texto anterior, assinale a opção correta.


No contexto da História das Artes, o movimento artístico conhecido como Body Art teve suas origens nas pinturas e escarificações feitas pelos povos indígenas, aborígenes e africanos.

Nesse contexto, é correto afirmar que o suporte utilizado por esses povos para desenvolver suas criações artísticas era:


“O Museu Afro Brasil, no Parque Ibirapuera em São Paulo, que completou 15 anos em 2019, destaca a perspectiva africana na formação do patrimônio, identidade e cultura brasileira, celebrando a Memória, História e a Arte Brasileira e a Afro Brasileira”. (MINAS GERAIS: Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em Minas Gerais. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro, 1988)

Sobre este museu, é correto afirmar que:


Acerca da arte africana, em todo o seu contexto continental e suas influências para outras culturas, principalmente no Brasil, é correto afirmar que:


A arte africana baseia-se na representação dos usos e costumes das tribos africanas, com objetos funcionais e simbólicos. Uma forma de arte muito utilizada pelos artistas africanos é a escultura, com destaque para as máscaras, meio de expressão mais popular da arte africana. O material mais utilizado na feitura das máscaras africanas, que representam um canalizador para, por exemplo, a incorporação de espíritos e forças mágicas, é


A música africana, assim com a escultura, estão relacionadas em sua maioria com as manifestações religiosas, enquanto a arte em tecido é bem mais funcional. Sobre a importância da arte em tecido é certo afirmar que


“A partir da década de 1990, o intercâmbio entre artistas plásticos e a afro-brasilidade viria a ganhar um novo ímpeto, paralelamente a uma nova vaga de aproximação às culturas africanas e afro-brasileiras em diversos campos culturais, particularmente no domínio da música popular (...) Trata-se de diálogos estabelecidos por artistas em determinadas obras específicas, baseadas nas suas experiências de múltiplas Áfricas heterogêneas – e, por vezes, esporádicas – presentes em várias cidades brasileiras dispersas pelo território brasileiro.” (CONDURU, Roberto. “Organizando o Atlântico e outros hiatos: ligações artísticas entre Brasil, África – e além”)

Com base na reflexão do autor, assinale a alternativa que delimita corretamente o campo da arte afro-brasileira.


Considerando as matrizes indígenas e africanas e as possibilidades educativas no currículo da disciplina Arte, associe as duas colunas numerando os parênteses:

(I) Museu Afro Brasil
(II) Lei nº10.639/2003
(III) Lei nº11.645/2008
(IV) Museu do Índio

( ) O trabalho desenvolvido ali desde 1953, pretende divulgar uma imagem correta, atualizada e sem preconceitos, fornecendo informações qualificadas e contribuindo, assim, para maior conscientização da importância destas culturas, o reconhecimento e respeito por sua diversidade.
( ) Os conteúdos referentes à História e Cultura AfroBrasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.
( ) Localizado no Parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, conserva, em 11 mil m2, um acervo com mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje.
( ) seu conteúdo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.

A sequência correta é:


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Arte ContemporâneaEnsino Médio2
Movimentos Artísticos do Século XXEnsino Médio2
Arte ModernaEnsino Médio1
Grandes Mestres da PinturaEnsino Médio1
Pintura renascentistaEnsino Médio1
Fotografia artísticaEnsino Médio1
ImpressionismoEnsino Médio1
Museus de ArteEnsino Médio1
Arte IndígenaEnsino Médio1
Arte AbstrataEnsino Médio1

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