Entrar

Simulado: Sociologia da Educação: 10 exercícios com gabarito - ENEM

Marque todas as questões do simulado desta página "Sociologia da Educação: 10 exercícios com gabarito - ENEM" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


1 resolveram
20% acertos
Muito difícil
0 ótimo
0 bom
1 regular
0 péssimo

(FGV 2023) Os problemas socioemocionais dos estudantes impactam na aprendizagem e implicam reprovação e evasão escolar, por isso é importante que as unidades escolares implementem ações de enfrentamento a esses problemas, com metodologias inovadoras que atendam às demandas sociais. Considerando o desafio descrito, assinale a afirmativa que descreve corretamente o papel do Orientador Educacional na humanização do processo de ensino e aprendizagem.


Texto associado.

(FGV 2023)

“No começo do século XX, aos poucos cresceram os argumentos a favor da instrução feminina, usualmente vinculando-a à educação dos filhos e filhas. Essa argumentação irá, direta ou indiretamente, afetar o caráter do magistério — inicialmente impondo a necessidade de professoras mulheres e, posteriormente, favorecendo a feminização da docência. Os discursos que se constituem pela construção da ordem e do progresso, pela modernização da sociedade, pela higienização da família e pela formação dos jovens cidadãos implicam a educação das mulheres — das mães. A esses discursos vão se juntar os da nascente Psicologia, acentuando que a privacidade familiar e o amor materno são indispensáveis ao desenvolvimento físico e emocional das crianças. Através de múltiplos recursos se estabelece ou se reforça uma ligação estreita entre mulheres/professoras e crianças, chegando-se, por vezes, a ‘infantilizar’ tanto o processo de formação de professoras quanto a atividade docente de primeiro grau.”

Adaptado de LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis: Vozes, 2014.

Assinale a opção que identifica corretamente o que se afirma no trecho acima.


(VUNESP 2020) Segundo os sociólogos, na perspectiva das classes dominantes, historicamente, a educação dos diferentes grupos sociais de trabalhadores deve dar-se a fim de habilitá-los técnica, social e ideologicamente para o trabalho. Trata-se de subordinar a função social da educação de forma controlada para responder às demandas do capital. Assim sendo, é correto afirmar que


(VUNESP 2022) Para Arêas, a prática social da Educação deve ocorrer em espaços e tempos pedagógicos diferentes, para atender às diferenciadas demandas. Como prática social, a educação tem como lócus privilegiado a escola, entendida como espaço de garantia de direitos. Segundo a autora, a função social da escola consiste em 


(CESPE/ CEBRASPE 2020) Com relação à educação social, que é objeto material da pedagogia social, julgue os itens a seguir.

I A educação social recorre à análise da situação existente, refletindo sistematicamente sobre essa realidade para poder atuar.

II As mudanças e novas emergências da sociedade transformaram, em alguma medida, a educação social e a atuação do educador social.

III A prática educativa e o processo de ensino-aprendizagem acontecem exclusivamente no ambiente escolar.

IV Embora existam várias concepções de pedagogia social, atualmente, no Brasil, ela é abordada sob a perspectiva do assistencialismo.

Estão certos apenas os itens


Texto associado.

(FCC) 2020  Considere a seguinte situação:

Um aspecto que nos chama a atenção é a ação da professora em anotar no caderno de Gustavo o poema que o grupo dele estava trabalhando. Ela faz pelo aluno aquilo que ele ainda não consegue fazer. Lembramos aqui do tão difundido conceito de zona de desenvolvimento proximal/iminente elaborado por Vygotsky (2006) que denota a indeterminação do processo e a abertura para novas possibilidades. E o aluno percebe ter o registro como os outros. Nessas condições, produz-se o gesto do aluno em imitar as ações dos colegas e tentar registrar o poema escrito em seu caderno na lousa. Considerando a imitação como uma forma de apropriação, essa situação indica-nos a possibilidade de novas formações que podem emergir no trabalho com o conhecimento. Embora não demonstre o domínio das letras, o modo de Gustavo se envolver na atividade mostra-nos como ele ocupa o lugar de aluno e incita-nos a pensar na criação de vias que ampliem as possibilidades de sua participação no trabalho de leitura e escrita.

(Adaptado de: DAINEZ, D; SMOLKA, A. L. B. "A função social da escola em discussão, sob a perspectiva da educação inclusiva". Educação e Pesquisa, vol. 45. São Paulo, abr. 2019)

 

 

A partir dessa situação observada no cotidiano de uma escola:


(Quadrix 2020) Considerando a perspectiva da teoria crítica da sociedade, assinale a alternativa incorreta.


(VUNESP 2020) Considerando a perspectiva da teoria crítica da sociedade, assinale a alternativa incorreta.


(IBADE 2020) Para Mario Sergio Cortella, “Se o ensino da Filosofia trabalhar com a noção/ideia de pluralidade cultural, diversidade de vida e multiplicidade étnica, fará com que haja a compreensão do respeito à diversidade. Pobres, negros, mulheres, homossexuais, entre outros, precisam ser tratados, no campo da ética e do ensino da Filosofia, dentro do conceito que eu chamo de antropodiversidade.

Lidamos muito com o conceito de biodiversidade, mas também é preciso introduzir a ideia de diversidade humana. Nessa direção, o ensino da Filosofia não tem a exclusiva tarefa de fazer essa conversão, mas tem a força de oferecer fundamentos para que se pense, no campo da história humana e da reflexão filosófica, o lugar da diversidade.”

Cabe ressaltar que, as chamadas minorias nas quais normalmente são referidas, são minorias:


(Quadrix 2020) Segundo Patto (apud Bossa, 2011), o processo social de produção do fracasso escolar se realiza no cotidiano da escola. A autora realizou uma pesquisa na década de 1980 sobre a produção do fracasso escolar que, apesar dos avanços, continua atual. Com base nessa pesquisa, assinale a alternativa correta.


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
CidadaniaEnsino Médio1
Estratificação Social e DesigualdadeEnsino Médio1
Sociologia da EducaçãoEnsino Médio1
Economia e SociedadeEnsino Médio1
Divisão social do trabalhoEnsino Médio1
Cultura e EducaçãoEnsino Médio1
Movimentos SociaisEnsino Médio1
Problemas Sociais ContemporâneosEnsino Médio1
Sociologia ContemporâneaEnsino Médio1
Teorias Sociológicas ClássicasEnsino Médio1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.