Entrar

Simulado: Arte Asiática - Exercícios com Gabarito - ENEM

Marque todas as questões do simulado desta página "Arte Asiática - Exercícios com Gabarito - ENEM" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


0 resolveram
0% acertos
n/d
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo

“Por volta da metade do século XVIII, durante a dinastia Ching, a peça musical lírica e poética começou a se desenvolver na direção de um novo estilo, acentuando um sentido de realidade e exigindo um palco maior, ‘público’. O imperador Chien Lung (1736-1795) tinha um grande interesse pelas trempes teatrais da China e encontrava tempo, em suas viagens, para visitar os teatros das províncias. Assistia atentamente à atuação, canto e dança dos artistas. Os melhores deles eram então chamados a Pequim.”

BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.

Um dado correto no que diz respeito à Ópera de Pequim é o fato de que


A técnica do Rakú foi desenvolvida no Japão em torno da cerimônia do chá. Assinale a alternativa que descreve corretamente essa queima.


No Brasil, pode-se citar a ceramista Shoko Suzuky, que trouxe do Japão a tradição do fazer cerâmico desde a modelagem, passando pela pintura até a queima.

Assinale a alternativa que apresenta a técnica de modelagem utilizada pela ceramista e o combustível utilizado por ela em suas queimas.


A arte oriental, com suas diversas manifestações culturais, abrange uma vasta região que inclui países como China, Japão e Índia, cujas obras e tradições artísticas se diferenciam entre si, em diversos aspectos. A partir deste contexto, qual das seguintes manifestações artísticas está diretamente ligada à arte japonesa?


Durante o período Edo (1603-1868) no Japão, houve um florescimento no mundo das artes, resultando em inúmeras obras de arte e estilos únicos. Um artista influente desse período e particularmente importante no desenvolvimento da pintura japonesa foi Katsushika Hokusai. Hokusai é mais conhecido por sua série de xilogravuras, com um trabalho específico que retrata uma onda em um cenário icônico. Qual é o nome desta famosa obra de arte de Katsushika Hokusai? A Grande Onda de Kanagawa O Grito A Noite Estrelada Flores e Pássaros A Persistência da Memória


Origami é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la. Para os aprendizes, sugere-se o uso de papel sulfite colorido com largura x cm e comprimento y cm, e as seguintes dobraduras sequencialmente:

- dobrar o papel sulfite, reduzindo o comprimento em 6 cm;
- dobrar novamente, reduzindo a largura em 8 cm; e
- com outra dobra, reduzir o comprimento pela metade, de forma a obter um quadrado.

De acordo com as orientações de dobraduras e sabendo-se que a largura desse papel sulfite é de 20 cm, é CORRETO afirmar que o comprimento é de:


Texto associado.

(Enem PPL 2021)

TEXTO II

Arte japonesa

O zen (chán, em chinês) enfatiza a autoconfiança e a meditação, rejeitando os estudos tradicionais das escrituras budistas e a realização de complicados rituais. O zen foi introduzido no Japão no século XIII por monges japoneses que viajaram à China a fim de estudar as mais recentes doutrinas. A simplicidade e a autodisciplina rígida ensinadas pelos mestres zen atraíram a classe dos samurais (guerreiros), e muitos templos zen foram construídos no Japão entre os séculos Xllle XV.

ARICHI, M. In: FARTHING, S. (Ed.). Tudo sobre arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2011 (adaptado).

A obra Floresta de pinheiros, do artista Hasegawa Tohaku, expressa influências do zen-budismo ao


Texto associado.

(Instituto Unifil) A arte japonesa é muito importante para a história da arte. A obra de Katsushika Hokusai, “A grande onda de Kanagawa”, de 1829-1833, tem 26cm x 38cm e está no Metropolitan Museum of Art em Nova York, nos Estados Unidos. Essa obra de arte é


Durante a Dinastia Han (206 a.C. e 220 d.C.), a arte chinesa teve como novidade a invenção do(a):


Em relação à Arte Chinesa, assinale a alternativa correta:

I. A arte chinesa está intimamente ligada às suas razões históricas e mitológicas.
II. A arquitetura chinesa é única, tendo como grande característica seus telhados curvos.
III. Um dos grandes monumentos chineses é a grande muralha, construída ao decorrer de mais de 1000 anos.


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Arte ContemporâneaEnsino Médio2
Movimentos Artísticos do Século XXEnsino Médio2
História da ArteEnsino Médio1
Técnicas ArtísticasEnsino Médio1
Arte BrasileiraEnsino Médio1
História da FotografiaEnsino Médio1
Arte digital e novas mídiasEnsino Médio1
Barroco na ArteEnsino Médio1
Ensino da ArteEnsino Médio1
Arte AsiáticaEnsino Médio1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.