Entrar

Simulado: Grandes Mestres da Pintura - Exercícios com Gabarito - ENEM

Marque todas as questões do simulado desta página "Grandes Mestres da Pintura - Exercícios com Gabarito - ENEM" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


0 resolveram
0% acertos
n/d
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo

O pintor e arquiteto italiano Giotto di Bondone, nascido da cidade de Colle di Vespignano, é considerado o primeiro dos grandes mestres da pintura italiana, precursor do Renascimento e fundador da pintura ocidental moderna. Em relação a Giotto di Bondone, assinale a afirmativa correta.

No Renascimento Veneziano, em 1516, morre Giovanni Bellini, pintor oficial da República de Veneza. Quem substituiu esse pintor, depois de sua morte?


Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome do pintor da obra “Prometeu Acorrentado”: 


Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome do pintor da obra “A Taça de Vinho” (1661):

A primeira grande inovação da pintura pré-renascentista é o processo de pintar a óleo. Os pintores do passado haviam usado apenas as técnicas do afresco, da têmpera e da encáustica. A invenção da tinta a óleo é atribuída a

Segundo os historiadores da arte, o pintor que rompeu com os dogmas estabelecidos da pintura românica, ao representar suas figuras humanas, sugerindo a estrutura anatômica do corpo sob os drapeados de suas vestes, foi:

O Impressionismo foi um movimento artístico presente na pintura no momento da chamada “Belle Époque” francesa. São pintores que pertenceram ao Impressionismo, EXCETO:

É considerado o pioneiro da arte abstrata e, por alguns, o primeiro pintor totalmente não representativo a obter composições complexas apenas com objetos quase irreconhecíveis:

Ticiano Vecellio, um importante pintor italiano do século XV, é considerado um dos maiores representantes da Escola de Veneza do Renascimento Italiano. São obras de Ticiano:

Strickland (2014, p.106) destaca uma relação de pinturas que foram marcos na história da arte. Segundo a autora: “alteram o curso da arte ocidental, assinalando uma profunda mudança de um estilo ao seguinte. Essas obras seminais não só deslancharam uma revolução na forma como os pintores viam a arte, como também mudaram o modo de as pessoas pensarem o mundo”. Dentre estas obras ela cita: Conversão de Paulo, Juramento dos Horácios, Almoço sobre a Relva e Número 1.

A alternativa que corresponde aos pintores que as criaram é


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Arte ContemporâneaEnsino Médio2
Movimentos Artísticos do Século XXEnsino Médio2
Arte urbanaEnsino Médio1
Arte nos séculos XV e XVIEnsino Médio1
História da ArteEnsino Médio1
Técnicas ArtísticasEnsino Médio1
Arte BrasileiraEnsino Médio1
História da FotografiaEnsino Médio1
Arte digital e novas mídiasEnsino Médio1
Barroco na ArteEnsino Médio1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.