Entrar

Simulado: Arte Rupestre - Exercícios com Gabarito - ENEM

10 questões | Artes, Arte Rupestre, Ensino Médio

Marque todas as questões do simulado desta página "Arte Rupestre - Exercícios com Gabarito - ENEM" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


3 resolveram
63% acertos
Médio
2 ótimo
0 bom
1 regular
0 péssimo

No período Pré-Histórico, a Arte Rupestre desempenhou um papel fundamental na expressão e comunicação dos povos. Uma das técnicas utilizadas na criação dessas obras foi a pintura rupestre. Considerando a temática e as técnicas utilizadas, qual das opções abaixo corresponde a uma característica da pintura rupestre?

Dada a maior necessidade de abstração exigida pela pintura, o homem foi primeiro escultor e depois pintor. Ao desenhar nas paredes das cavernas, os homens pré-históricos representavam aquilo que era característico de seu cotidiano, e observando imagens rupestres, podemos inferir sobre a vida daquelas pessoas. Considerando essa afirmação, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Arte rupestre pode ser considerada um grafismo, ou seja: marcas que demonstram sua realização por pessoas com sensibilidade estética.
( ) Arte rupestre é o termo que denomina as representações artísticas realizadas por artesãos e ensinada pela tradição oral.
( ) A Arte é uma produção cultural e simbólica. É essa produção de símbolos que nos torna humanos, pois é exatamente o fato de criarmos significados o que nos humaniza.
( ) A Arte rupestre é reconhecida como uma das mais antigas manifestações estéticas do homem, e demonstram um cérebro ativo, produzindo, inventando e criando representações.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.


A pintura rupestre, como expressivo legado artístico e antropológico, dialoga com a Arte Contemporânea a partir da estética do(a)

Arte rupestre é o termo usado para designar as representações artísticas pré-históricas realizadas em superfícies rochosas ao ar livre ou no interior de cavernas e abrigos. Essas representações podem ser encontradas em diversos países por todos os continentes e, no Brasil, seu maior acervo está localizado.

O graffiti é chamado de arte urbana, mas existe desde os tempos mais remotos, quando realizado através das pinturas rupestres. O mural de Eduardo Kobra, realizado no Boulevard Olímpico, no Rio de Janeiro é o maior grafite do mundo. A obra foi inspirada na união transmitida pelos cinco anéis olímpicos. Nela, o artista representou cinco tribos, uma de cada continente. Com relação ao nome do graffiti, marque a alternativa CORRETA.

Durante a Pré-História, os seres humanos retratavam, nas paredes das rochas e abrigos, cenas da vida cotidiana, bem como expressões simbólicas difíceis de serem decifradas. Sobre esse assunto, qual é o nome dado a essa manifestação artística?


Considere a seguinte situação abaixo.
Um(a) professor(a) de Arte do Ensino Fundamental faz a seguinte explicação em uma de suas aulas: "A arte rupestre é um tipo de arte que se encontra em abrigos, cavernas e rochas, tendo sido criada por nossos antepassados pré-históricos. Essa arte tem um papel importante na compreensão das culturas e modos de vida desses povos. As pinturas rupestres geralmente retratam animais, como cavalos, rinocerontes, bisões, mamutes, entre outros. Também existem desenhos de figuras humanas, símbolos abstratos e cenas de caça. Acredita-se que as pinturas rupestres tinham um papel importante nas práticas religiosas e mágicas daqueles povos, como rituais de caça e fertilidade. Também podem ter tido um papel educacional, contando histórias e transmitindo informações sobre animais e plantas". 

Podemos afirmar que a explicação do(a) professor(a) está: 


A linha do tempo da história da arte se divide em cinco períodos sendo eles: Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Analise as características apresentadas e relacione-as com os três primeiros períodos: Pré-história (PH); Idade antiga (IA); Idade média (IM)

( ) Mosaicos bizantinos e vitrais góticos.
( ) Caracteriza-se pelas pinturas rupestres, cenas de caça e mãos em negativo.
( ) Arte funerária, frontalidade, pintura hierárquica.
( ) Afrescos, arte religiosa, cultura teocêntrica.
( ) Marcada pela mitologia, escultura preocupada com a perfeição do corpo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a História da Arte Universal.

( ) No Brasil, pinturas e gravuras rupestres podem ser vistas em São Raimundo Nonato, no Piauí, sendo algumas pinturas, por sua plasticidade, equiparadas às de Altamira, na Espanha.
( ) O termo happening foi inventado no final dos anos 50, para designar um acontecimento que se desenrola na presença do público, sem privilegiar nenhum dos meios expressivos tradicionais, mas a gestualidade, estimulando o público a se sentir envolvido.
( ) Imagens esculpidas nas pirâmides revelam que os egípcios possuíam vários instrumentos musicais: harpas, flautas, alaúdes e tambores.
( ) Arte Pré-colombiana é tudo que resta das grandes civilizações do período posterior à colonização do continente americano pelos europeus.
( ) A modernidade no teatro brasileiro se consolida com os movimentos dos teatros de Arena e Oficina, que demonstram impulso criador e atuação social.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.


“Através do estudo da história das obras de arte brasileiras, podemos chegar a aprofundamentos dos conhecimentos artísticos e estéticos significativos para nossa cidadania”. (FERRAZ; FUSARI, 1992, p. 117). Para essas autoras, os períodos da história da arte no Brasil que devem ser estudados na escola são: Arte pré-histórica, Arte do Período Colonial, Arte brasileira no século XIX e Arte moderna e contemporânea no Brasil. No entanto, eles não precisam ser tratados obrigatoriamente nessa ordem.

Tendo em vista os pressupostos dessas autoras, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando cada modalidade artística a seu respectivo conceito.

COLUNA I

1.Arte pré-histórica brasileira
2. Arte do Período Colonial brasileiro
3. Arte brasileira no século XIX
4. Arte moderna e contemporânea no Brasil

COLUNA II

( ) Arte missionária e barroca. Os documentos artísticos dessa época restringem-se basicamente às igrejas erguidas nos centros administrativos e às construções oficiais que incorporaram fortificações, alfândegas, casas de câmara e cadeia e residências dos governadores.
( ) Nesse período, a nova geração de intelectuais e artistas foram influenciados pela Missão Francesa que chegou ao Brasil. Artistas e arquitetos seguiram esquemas neoclássicos adotando-os aos assuntos nacionais como fatos da história do Brasil, retratos de personalidades e até cenas urbanas.
( ) Nesse período, de início, verifica-se as rupturas e os novos sequenciamentos pelos quais passou a arte brasileira e que marcaram uma efervescência de cunho cultural mais nacionalista. Tendo em vista a natureza e realidade brasileira, destacamse artistas como Oswald de Andrade, Monteiro Lobato, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Jonh Braz, Rego Monteiro, entre tantos outros.
( ) Arte rupestre brasileira e indígena. Apresenta, em suas imagens, uma verdadeira documentação antropológica visual, registros que identificam simbolicamente o homem, a mulher, os animais, os astros, os órgãos sexuais, as cenas de caça, a dança e asformas abstratas e geométricas.

Assinale a sequência correta.


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Movimentos Artísticos do Século XXEnsino Médio2
Arte ContemporâneaEnsino Médio2
Arte AbstrataEnsino Médio1
Arquitetura contemporâneaEnsino Médio1
Design gráfico contemporâneoEnsino Médio1
Renascimento ArtísticoEnsino Médio1
Teoria da ArteEnsino Médio1
Arte AfricanaEnsino Médio1
Escultura modernaEnsino Médio1
Arte urbanaEnsino Médio1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.