Entrar

Simulado: Arte Abstrata - Exercícios com Gabarito - ENEM

10 questões | Artes, Arte Abstrata, Ensino Médio

Marque todas as questões do simulado desta página "Arte Abstrata - Exercícios com Gabarito - ENEM" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


4 resolveram
43% acertos
Difícil
0 ótimo
1 bom
3 regular
0 péssimo

Wassily Kandinsky, artista considerado o pai da arte abstrata, teve em sua pintura um processo de desligamento da figuração.
Uma obra abstrata tem como principal característica a 


É considerado o pioneiro da arte abstrata e, por alguns, o primeiro pintor totalmente não representativo a obter composições complexas apenas com objetos quase irreconhecíveis:


“A ‘nova arte’, a abstração, provou ser um meio potente para a expressão de uma grande diversidade de experiências e ideias.” (Gooding) Em relação à arte abstrata, é correto afirmar que

 Leia atentamente o trecho a seguir e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna: 

“O ____________ se refere a uma tendência das artes visuais que ocorre no fim dos anos 1950 e início dos 1960, na contramão da exuberância romântica do expressionismo abstrato. Tributária de uma vertente da arte abstrata norte-americana, tal manifestação enfatiza formas elementares, em geral de corte geométrico, que recusam acentos ilusionistas e metafóricos. O objeto de arte, preferencialmente localizado no terreno ambíguo entre pintura e escultura, não esconde conteúdos intrínsecos ou sentidos outros.”


Considerado o precursor da arte abstrata, tentou traduzir a música através de suas pinturas, fazendo uma ligação cromática entre as cores e o som dos instrumentos. Suas ideias sobre o efeito psicológico das cores foram registradas no livro “Do espiritual na arte” em 1912. Essa afirmativa se refere ao artista alemão:

A arte se apresenta através de diversas formas e linguagens artísticas. Assim, marcar C para afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) Pintura é a arte de aplicar cores, pigmentos sobre diferentes superfícies para criar imagens, formas figurativas ou abstratas.
(_) Arquitetura é a arte de construir, com diversos materiais, algo que sirva como abrigo, moradia, para atos religiosos e políticos, para a mobilidade na cidade, etc.
(_) Escultura é a arte de transformar a matéria por meio do entalhamento, da modelagem de diversos materiais como, por exemplo, barro, cimento, bronze, madeira, mármore e plástico.


Segundo Canton (2002), diversos movimentos marcaram as Artes na primeira metade do século XX. Manifestos que os explicavam e validavam aconteciam e estavam entrelaçados ao contexto histórico.

“No _____________, a fragmentação das imagens nas pinturas projeta simbolicamente a própria fragmentação do mundo trazida pela industrialização. Na ____________________, procura-se uma síntese e uma forma de expressão que ultrapasse e transcenda uma realidade formada por guerras, destruições, desigualdades sociais.”

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.


A arte moderna vai ficando para tras, no pós-guerra , a sociedade de comunicação global e transnacional ganha expressão, artistas e designers aplicam seu talento em produtos que serão levados até ao status de arte com os artistas POP.

Na técnica-antitécnica de Pollock a margem de acaso é mínima: o pintor que escolhe as cores, dosa suas quantidades, determina com seus gestos o tipo de mancha que produzirão, ao cair de cima sobre a tela. O crítico Giulio Carlo Argan trata da realização de obras:

I. da arte abstrata de Kandinsk em 1915
II. do expressionismo abstrato na segunda metade do século XX
III. do suprematismo russo de Malevich
IV. da característica lúdica da pintura naif

Assinale a alternativa correta:


Barbosa (in PIMENTEL, 1996) afirma que a polaridade entre o figurativo e o abstrato resulta em consequências para a crítica e o ensino de arte no Brasil.

Avalie as afirmações sobre tal polaridade.

I - Na década de 1980, a arte figurativa era dominante em centros culturais, salões e galerias do Brasil.
II - Facilitado provavelmente pela análise através da narrativa, o figurativo é preponderante nas escolas primárias e secundárias.
III - O Abstracionismo que dominou os anos 50 e 60 contrapôs a geometria do Concretismo e do Neoconcretismo contra a gestualidade dos abstracionistas líricos.
IV - Enquanto os arte-educadores são mais capacitados para estudar a abstração com seus alunos, os críticos profissionais são mais aptos a analisar obras figurativas.
V - A nova Arte-educação promove a leitura da obra de arte na escola e estimula os alunos a criarem seus próprios sistemas de significação, embora poucos professores se arrisquem a propor a avaliação de obras conceituais ou abstratas.

Está correto apenas o que se afirma em


A pintura em tecido — entendida como arte/técnica de aplicar pigmentos em tecidos com a finalidade de representar, esteticamente, seres, figuras, formas abstratas etc., atribuindo-lhe tons e texturas — utiliza nesse trabalho manual diversos tipos de materiais. Dentre estes não é correto incluir:


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Arte ContemporâneaEnsino Médio2
Movimentos Artísticos do Século XXEnsino Médio2
Artes PlásticasEnsino Médio1
Escultura e ArquiteturaEnsino Médio1
Arte ModernaEnsino Médio1
Grandes Mestres da PinturaEnsino Médio1
Pintura renascentistaEnsino Médio1
Fotografia artísticaEnsino Médio1
ImpressionismoEnsino Médio1
Museus de ArteEnsino Médio1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.