Simulados Física 10 questões Termodinâmica: 10 exercícios de Física com gabarito - Vestibular Marque todas as questões do simulado desta página "Termodinâmica: 10 exercícios de Física com gabarito - Vestibular" e clique no botão "Corrigir". Baixe o PDF! 👥 0 n/d📊 0% 0 ótimo 0 bom 0 regular 0 péssimo 1 Q673541 | Física, Leis da Termodinâmica, Vestibular, Ensino Médio(UFAM-AM) – Analise as seguintes afirmativas a respeito dos tipos de transformações ou mudanças de estado de um gás. I – em uma transformação isocórica o volume do gás permanece constante. II – em uma transformação isobárica a pressão do gás permanece constante. III – em uma transformação isotérmica a temperatura do gás permanece constante. IV – em uma transformação adiabática variam o volume, a pressão e a temperatura. Com a relação as quatro afirmativas acima, podemos dizer que: a) só I e III são verdadeiras. b) só II e III são verdadeiras. c) I, II, III e IV são verdadeiras. d) só I é verdadeira. e) todas são falsas. 2 Q673542 | Física, Leis da Termodinâmica, Vestibular, Ensino Médio(ITA-SP) – Considere uma mistura de gases H2 e N2 , em equilíbrio térmico. Sobre a energia cinética média e sobre a velocidade média das moléculas de cada gás, pode-se concluir que: a) as moléculas de H2 e N2 tem a mesma energia cinética média e a mesma velocidade média. b) Ambas tem a mesma velocidade média, mas as moléculas de N2 tem maior energia cinética média. c) Ambas tem a mesma velocidade média, mas as moléculas de H2 tem maior energia cinética média. d) Ambas tem a mesma energia cinética média, mas as moléculas de N2 tem maior velocidade média. e) Ambas tem a mesma energia cinética média, mas as moléculas de H2 tem maior velocidade média. 3 Q673543 | Física, Leis da Termodinâmica, Vestibular, Ensino Médio(ENEM 2001) A refrigeração e o congelamento de alimentos são responsáveis por uma parte significativa do consumo de energia elétrica numa residência típica. Para diminuir as perdas térmicas de uma geladeira, podem ser tomados alguns cuidados operacionais: I – Distribuir os alimentos nas prateleiras deixando espaços vazios entre eles, para que ocorra a circulação do ar frio para baixo e do quente para cima. II – Manter as paredes do congelador com camada bem espessa de gelo, para que o aumento da massa de gelo aumente a troca de calor no congelador III – Limpar o radiador (“grade” na parte de trás) periodicamente, para que a gordura e o poeira que nele se depositam não reduzam a transferência de calor para o ambiente. Para uma geladeira tradicional é correto indicar, apenas, a) a operação I b) a operação II. c) as operações I e II. d) as operações I e III. e) as operações II e III. 4 Q673544 | Física, Leis da Termodinâmica, Vestibular, Ensino Médio(ENEM 2003) No Brasil, o sistema de transporte depende do uso de combustíveis fósseis e de biomassa, cuja energia é convertida em movimento de veículos. Para esses combustíveis, a transformação de energia química em energia mecânica acontece a) na combustão, que gera gases quentes para mover os pistões no motor. b) nos eixos, que transferem torque às rodas e impulsionam o veículo. c) na ignição, quando a energia elétrica é convertida em trabalho. d) na exaustão, quando gases quentes são expelidos para trás. e) na carburação, com a difusão do combustível no ar. 5 Q673545 | Física, Leis da Termodinâmica, Vestibular, Ensino Médio(UDESC 2017/1) Considere as afirmações com relação à Termodinâmica. I. A energia interna de uma dada quantidade de gás ideal depende apenas da temperatura. II. Quando um sistema pode ir do estado (1) para o estado (2) por vários processos diferentes, a quantidade de calor absorvida pelo sistema será a mesma para todos os processos. III. Quando um sistema pode ir do estado (1) para o estado (2) por vários processos diferentes, a variação da entropia do sistema será a mesma para todos os processos. IV. Quando um sistema pode ir do estado (1) para o estado (2) por vários processos diferentes, a variação da energia interna do sistema será a mesma para todos os processos. V. Quando um sistema pode ir do estado (1) para o estado (2) por vários processos diferentes, a quantidade de trabalho realizado sobre o sistema será a mesma para todos os processos. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. b) Somente as afirmativas III e V são verdadeiras. c) Somente as afirmativas II e V são verdadeiras. d) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras. e) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras. 6 Q673546 | Física, Leis da Termodinâmica, Vestibular, Ensino Médio(ENEM 2015) As altas temperaturas de combustão e o atrito entre suas peças móveis são alguns dos fatores que provocam o aquecimento dos motores à combustão interna. Para evitar o superaquecimento e consequentes danos a esses motores, foram desenvolvidos os atuais sistemas de refrigeração, em que um fluido arrefecedor com propriedades especiais circula pelo interior do motor, absorvendo o calor que, ao passar pelo radiador, é transferido para a atmosfera. Qual propriedade o fluido arrefecedor deve possuir para cumprir seu objetivo com maior eficiência? a) Alto calor específico. b) Alto calor latente de fusão. c) Baixa condutividade térmica. d) Baixa temperatura de ebulição. e) Alto coeficiente de dilatação térmica. 7 Q673547 | Física, Leis da Termodinâmica, Vestibular, Ensino Médio(URCA 2017/2) Os fenômenos macroscópicos são, a rigor, irreversíveis a menos de situações experimentalmente controladas “quase-reversíveis”. A expansão livre de um gás, por exemplo, é um fenômeno irreversível. Um outro exemplo é a passagem espontânea de calor de um corpo para outro de menor temperatura (ou mais frio). A lei física ligada a irreversibilidade dos fenômenos macroscópicos corresponde a: a) Lei de conservação de energia; b) Segunda lei da termodinâmica; c) Primeira lei da termodinâmica; d) Lei zero da termodinâmica; e) Segunda lei de Newton. 8 Q673548 | Física, Leis da Termodinâmica, Vestibular, Ensino Médio(UCS – Vestibular de Inverno – 2011) – Uma cozinheira distraiu-se e encostou uma parte do antebraço em uma panela muito quente, sofrendo queimadura. Admitindo que, na área de sua pele que sofreu o contato, a temperatura aumentou de 36,5 °C para 66,5 °C em 0,5 s, qual foi a potência da transferência de calor da panela para a pele da cozinheira? (Considere a capacidade térmica na pele afetada da cozinheira como 0,02 cal/°C e 1 caloria = 4,2 Joules.) a) 5.04 W b) 7.13 W c) 8.95 W d) 12.43 W e) 17.44 W 9 Q673549 | Física, Leis da Termodinâmica, Vestibular, Ensino Médio(ENEM 2016) Num experimento, um professor deixa duas bandejas de mesma massa, uma de plástico e outra de alumínio, sobre a mesa do laboratório. Após algumas horas, ele pede aos alunos que avaliem a temperatura das duas bandejas, usando para isso o tato. Seus alunos afirmam, categoricamente, que a bandeja de alumínio encontra-se numa temperatura mais baixa. Intrigado, ele propõe uma segunda atividade, em que coloca um cubo de gelo sobre cada uma das bandejas, que estão em equilíbrio térmico com o ambiente, e os questiona em qual delas a taxa de derretimento do gelo será maior. O aluno que responder corretamente ao questionamento do professor dirá que o derretimento ocorrerá: a) mais rapidamente na bandeja de alumínio, pois ela tem uma maior condutividade térmica que a de plástico. b) mais rapidamente na bandeja de plástico, pois ela tem inicialmente uma temperatura mais alta que a de alumínio. c) mais rapidamente na bandeja de plástico, pois ela tem uma maior capacidade térmica que a de alumínio. d) mais rapidamente na bandeja de alumínio, pois ela tem um calor específico menor que a de plástico. e) com a mesma rapidez nas duas bandejas, pois apresentarão a mesma variação de temperatura. 10 Q673550 | Física, Leis da Termodinâmica, Vestibular, Ensino Médio(ENEM 2011) Um motor só poderá realizar trabalho se receber uma quantidade de energia de outro sistema. No caso, a energia armazenada no combustível é, em parte, liberada durante a combustão para que o aparelho possa funcionar. Quando o motor funciona, parte da energia convertida ou transformada na combustão não pode ser utilizada para realização de trabalho, Isso significa dizer que há vazamento da energia em outra forma. CARVALHO, A. X. Z. Física Térmica. Belo Horizonte: Pax, 2009 (adaptado). De acordo com o texto, as transformações de energia que ocorrem durante o funcionamento do motor são decorrentes de: a) liberação de calor dentro do motor ser impossível. b) realização de trabalho pelo motor ser incontrolável. c) conversão integral de calor em trabalho ser impossível. d) transformação de energia térmica em cinética ser impossível. e) utilização de energia potencial do combustível ser incontrolável. Corrigir o simulado 🖨️ Imprimir simulado Deixe seu comentário Participe, faça um comentário.