Simulado: 10 exercícios sobre Campo Magnético com gabarito - ENEM

10 questões de Física, Ensino Médio

Marque todas as questões do simulado desta página "10 exercícios sobre Campo Magnético com gabarito - ENEM" e clique no botão "Corrigir". Baixe o PDF!


👥 13
Difícil
📊 45%
2 ótimo
4 bom
4 regular
3 péssimo

(PUC-MG) Partindo-se um ímã ao meio, observa-se que


(UDESC 2008) Considere as seguintes afirmativas:

I - A experiência de Hans Christian Oersted comprovou que um elétron é desviado, ao se deslocar em um campo magnético, na mesma direção do campo.

II - Ao partirmos um ímã ao meio, separamos o pólo Norte magnético do pólo Sul magnético, dando origem a dois novos ímãs monopolares.

III - Quando uma partícula carregada desloca-se paralelamente ao vetor campo magnético, a força magnética sobre ela é nula.

Assinale a alternativa correta.


(URCA 2015/2) Os ímãs naturais são pedras conhecidas a muito tempo, provavelmente, 3 mil anos. Elas manifestam comportamento magnético. Porém, um campo magnético é usualmente provocado por correntes elétricas ou cargas em movimento organizado. Podemos afirmar que:


(UDESC 2010) Os fornos de micro-ondas usam um gerador do tipo magnetron para produzir micro-ondas em uma frequência de aproximadamente 2,45 GHz (2,45 x 109 Hz). Ondas eletromagnéticas desta frequência são fortemente absorvidas pelas moléculas de água, tornando-as particularmente úteis para aquecer e cozinhar alimentos. Em um experimento em laboratório, deseja-se mover elétrons em órbitas circulares com a frequência de 2,45 GHz, usando um campo magnético.

Assinale a alternativa que representa corretamente o valor do módulo do campo magnético necessário para que isso ocorra.


(UEMA) A Copa do Mundo de 2014, no Brasil, pôde ser vista por milhões de pessoas pelos aparelhos de televisão que transmitiram sons e imagens por meio de novas tecnologias desenvolvidas com base nos conhecimentos de ondas e de campos magnéticos.

A expressão para calcular a intensidade de campo magnético é a razão entre o(a)


Texto associado.

(UDESC 2016/2) Observe o extrato a seguir do conto “Tempestade Solar” do escritor Ítalo Calvino.

“O Sol está sujeito a contínuas perturbações internas de sua matéria gasosa e incandescente, que se manifestam em perturbações visíveis na superfície: protuberâncias estourando como bolhas, manchas de luminosidade atenuada, intensas cintilações das quais se erguem no espaço jatos repentinos. Quando uma nuvem de gás eletrizado emitido no espaço pelo Sol investe a Terra atravessando as faixas de Van Allen, registram-se tempestades magnéticas e auroras boreais”

(Ítalo Calvino em Todas as Cosmicômicas – Companhia das Letras, 2007, 1 ed., p. 318).

Esse trecho relata fenômenos que afetam diretamente o mundo atual. Diariamente uma “chuva de partículas” proveniente do Sol bombardeia o planeta Terra. Caso essas partículas chegassem à superfície terrestre, ocorreriam diversos problemas de saúde. Felizmente, o campo magnético do nosso planeta oferece uma proteção natural contra essas partículas, defletindo-as antes de chegarem à superfície. Por outro lado, quando o Sol tem picos de atividade, em períodos de aproximadamente 11 anos, esses ventos solares penetram mais na atmosfera prejudicando seriamente os sistemas de comunicação via satélite e os sistemas de GPS. Esse fenômeno afeta em particular o Brasil, onde se encontra a Anomalia Magnética do Atlântico Sul, na qual há a redução da intensidade do campo magnético terrestre.

Analise as proposições sobre a ação do campo magnético terrestre para defletir as partículas carregadas da superfície do planeta Terra.

I. A força magnética atua sempre perpendicularmente ao plano definido pelos vetores velocidade e campo magnético terrestre.

II. A força magnética varia o módulo da velocidade e a sua direção, desviando as partículas para os polos terrestres.

III. No caso do Brasil, o raio da trajetória das partículas é maior que nos países que se encontram fora da Anomalia Magnética do Atlântico Sul, pois o campo magnético é menos intenso.

IV. O raio da trajetória da partícula é diretamente proporcional ao campo magnético terrestre e inversamente proporcional à sua velocidade.

Assinale a alternativa correta.


(Cescem-SP)Uma agulha magnética tende a


(URCA 2016/2) Um campo magnético é usualmente provocado por correntes elétricas ou cargas em movimento organizado. Porém uma amostra macroscópica de ímã natural exibe efeitos magnéticos. Podemos afirmar que estes efeitos têm origem:


(URCA 2016/1) Um campo magnético é usualmente provocado por correntes elétricas ou cargas em movimento organizado. Podemos afirmar que:


(UDESC 2017/1) Uma corrente elétrica é induzida em um anel condutor que está no plano horizontal, e o sentido de circulação dos portadores de corrente é horário, quando vista de cima.

Com base nas informações, analise as proposições.

I. Um campo magnético constante aponta verticalmente para baixo.

II. Um campo magnético, cuja magnitude está aumentando, aponta verticalmente para cima.

III. Um campo magnético, cuja magnitude está aumentando, aponta verticalmente para baixo.

IV. Um campo magnético, cuja magnitude está diminuindo, aponta verticalmente para baixo.

V. Um campo magnético, cuja magnitude está diminuindo, aponta verticalmente para cima.

Assinale a alternativa correta.


🖨️ Imprimir simulado

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.