Entrar

Simulado: Exercícios de Física sobre Magnetismo com gabarito

10 questões | Física, Magnetismo, Ensino Médio

Marque todas as questões do simulado desta página "Exercícios de Física sobre Magnetismo com gabarito" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


0 resolveram
0% acertos
n/d
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo

(ENEM 2017) Um guindaste eletromagnético de um ferro-velho é capaz de levantar toneladas de sucata, dependendo da intensidade da indução magnética em seu eletroímã. O eletroímã é um dispositivo que utiliza corrente elétrica para gerar um campo magnético, sendo geralmente construído enrolando-se um fio condutor ao redor de um núcleo de material ferromagnético (ferro, aço, níquel, cobalto).

Para aumentar a capacidade de carga do guindaste, qual característica do eletroímã pode ser reduzida?


(MACKENZIE-SP) As linhas de indução de um campo magnético são:


(UFSM) O módulo do campo de indução magnética gerado por uma corrente elétrica contínua num fio retilíneo é, num ponto P do espaço que circunda o fio.


(ENEM/2017) Para demonstrar o processo de transformação de energia mecânica em elétrica, um estudante constrói um pequeno gerador utilizando:

  • um fio de cobre de diâmetro D enrolado em N espiras circulares de área A;
  • dois ímãs que criam no espaço entre eles um campo magnético uniforme de intensidade B; e
  • um sistema de engrenagens que lhe permite girar as espiras em torno de um eixo com uma frequência f.
  • Ao fazer o gerador funcionar, o estudante obteve uma tensão máxima V e uma corrente de curto-circuito i.

Para dobrar o valor da tensão máxima V do gerador mantendo constante o valor da corrente de curto i, o estudante deve dobrar o(a):


(UFSM) Três barras de material magneticamente diferentes são observadas na presença de um mesmo ímã permanente, verificando-se o seguinte:

  • a barra A é fortemente atraída pelo ímã;
  • a barra B é fracamente atraída pelo ímã.
  • a barra C é fracamente repelida pelo ímã.

Pode-se, então, afirmar que os materiais das barras A, B e C são, respectivamente,


(FUNIVERSA 2016) A existência do campo magnético da Terra (CMT) é conhecida desde Gilbert, que em 1600 propôs, em seu livro De Magnete, que a Terra fosse considerada equivalente a um imã permanente. Contudo, o CMT vem sendo utilizado para orientação desde o tempo dos chineses e também foi utilizado na época dos descobrimentos.

Internet: (com adaptações).

A respeito dos fenômenos relacionados com o eletromagnetismo e com o campo magnético terrestre, assinale a alternativa correta.


(CETRO 2014) Em um laboratório de Física, mediu-se a corrente elétrica que atravessa um solenoide obtendo-se 0,5A. O solenoide tem 20.000 espiras por metro. Considere para a permeabilidade magnética o valor 12 x 10–7 T x m/A. Assinale a alternativa que apresenta a intensidade do campo magnético no interior do solenoide.


(UFSM) Um aluno afirmou que, numa experiência de laboratório, viu a extremidade de uma pequena barra suspensa, ser repelida, tanto pelo pólo norte como pelo pólo sul de um ímã. Pode-se afirmar que:


(ENEM/2011) O manual de funcionamento de um captador de guitarra elétrica apresenta o seguinte texto:

Esse captador comum consiste de uma bobina, fios condutores enrolados em torno de um ímã permanente. O campo magnético do ímã induz o ordenamento dos polos magnéticos na corda da guitarra, que está próxima a ele. Assim, quando a corda é tocada, as oscilações produzem variações, com o mesmo padrão, no fluxo magnético que

Um guitarrista trocou as cordas originais de sua guitarra, que eram feitas de aço, por outras feitas de náilon. Com o uso dessas cordas, o amplificador ligado ao instrumento não emitia mais som, porque a corda de náilon:


 (ENEM/2013) Desenvolve-se um dispositivo para abrir automaticamente uma porta no qual um botão, quando acionado, faz com que uma corrente elétrica i = 6A percorra uma barra condutora de comprimento L = 5cm, cujo ponto médio está preso a uma mola de constante elástica k = 5 x 10–2N/cm. O sistema mola-condutor está imerso em um campo magnético uniforme perpendicular ao plano. Quando acionado o botão, a barra sairá da posição do equilíbrio a uma velocidade média de 5m/s e atingirá a catraca em 6 milisegundos, abrindo a porta.

A intensidade do campo magnético, para que o dispositivo funcione corretamente, é de


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
AcústicaEnsino Médio2
Leis da TermodinâmicaEnsino Médio2
Física ÓpticaEnsino Médio1
Física Nuclear e AtômicaEnsino Médio1
Força de TraçãoEnsino Médio1
Análise DimensionalEnsino Médio1
Energia CinéticaEnsino Médio1
Campo MagnéticoEnsino Médio1
Cicuitos ElétricosEnsino Médio1
ResistoresEnsino Médio1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.