Entrar

Simulado: Exercícios sobre Revolução Russa: 10 questões com gabarito

Marque todas as questões do simulado desta página "Exercícios sobre Revolução Russa: 10 questões com gabarito" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


0 resolveram
0% acertos
n/d
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo

(PUC RJ 2018) A Revolução Socialista na Rússia, em 1917, foi um dos acontecimentos mais significativos do século XX, uma vez que derrubou o regime tzarista e estabeleceu o socialismo no país. Sobre o contexto sociopolítico anterior à Revolução, analise as afirmativas a seguir:

I. A maior parte da população estava no campo, submetida a condições de trabalho muito precárias devido a um sistema fundiário concentrado.

II. A indústria e o setor financeiro se desenvolveram muito ao longo do século XIX e se tornaram a base de uma forte burguesia nacional.

III. A igreja ortodoxa mantinha forte influência sobre a elite aristocrática e era um dos pilares ideológicos do regime monárquico.

IV. No decorrer do século XIX, o operariado russo tornou-se a principal oposição ao regime monárquico através de uma sólida rede de sindicatos e partidos.

Estão corretas SOMENTE as afirmativas:


(F. M. Santa Casa/SP) A revolução de fevereiro de 1917, na Rússia, pode ser caracterizada como:


(UFRGS) Considere as afirmações sobre a Revolução Russa de 1917 e seus desdobramentos.

I - Após a chamada “Revolução de Fevereiro”, de 1917, e a abdicação do czar Nicolau II, foi instaurado um regime parlamentar liberal, mais tarde removido pela Revolução Bolchevique de outubro do mesmo ano.

II - Durante a guerra civil que se seguiu à Revolução, os Estados Unidos e as principais potências europeias apoiaram a luta dos bolcheviques contra os chamados “brancos” contrarrevolucionários.

III - Nos grandes expurgos da década de 1930, muitos dos “velhos bolcheviques”, antigos revolucionários aliados de Lênin, foram removidos do poder e executados a mando de Josef Stalin.

Quais estão corretas?


(FURG/RS) No movimento revolucionário russo de 1917, o soviet consistia em:


(FMJ/SP) A Revolução Russa de outubro/novembro de 1917 implantou no país um regime socialista baseado nas ideias marxistas de Estado proletário. No entanto, além da classe operária, outro grupo social participou ativamente da luta pela queda do governo czarista. Foi


(UFMG) Com relação ao processo revolucionário russo que culminou com a tomada do poder pelos bolcheviques em 1917, pode-se afirmar que:


(UESPI) A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Bolchevique de 1917 são parte do mesmo contexto de conflagração militar e política. Portanto, é correto afirmar que:


(UFFRJ) Em 1921, o problema nacional central era o da recuperação econômica - o índice de desespero do país é eloquente: naquele ano, 36 milhões de pessoas não tinham o que comer. Nas novas e ruinosas condições da paz, o "comunismo de guerra" revelava-se insuficiente: era preciso estimular mais efetivamente os mecanismos econômicos da sociedade. Assim, ainda em 1921, no X Congresso do Partido, Lenin propõe um plano econômico de emergência: a Nova Política Econômica.

NETO, J. P. "O que é Stalinismo". São Paulo: Brasiliense, 1981.

Sobre a chamada Nova Política Econômica é correto afirmar que:


(UNISA/SP)

1. Fica abolida a propriedade privada da terra, sem qualquer indenização.

2. Todas as grandes propriedades territoriais, todas as terras pertencentes à Coroa, às ordens religiosas, à Igreja, compreendendo o gado, o material agrícola e os edifícios com todas as suas dependências, ficam à disposição dos comitês distritais agrários e de camponeses até a reunião da Assembleia Constituinte.

(John Reed. Dez dias que abalaram o mundo, 2002.)

O texto faz referência


(PUC - SP) O Estado Soviético, formado após a Revolução Russa, cuidou de expurgar da cultura desse país toda e qualquer manifestação artística que estivesse, no entendimento das autoridades, associada ao chamado "espírito burguês". Foi criada, então, uma política cultural que decretava como arte oficial apenas as expressões que servissem de estímulo para a ideologia do proletariado.

Dessa forma, foi consagrado um estilo conhecido por:


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
História do BrasilEnsino Médio11
Idade ContemporâneaEnsino Médio6
Idade ModernaEnsino Médio5
História da AméricaEnsino Médio3
Idade MédiaEnsino Médio2
Pré HistóriaEnsino Médio2
Segunda Guerra MundialEnsino Médio2
2º ReinadoEnsino Médio1
Civilizações AntigasEnsino Médio1
Revolução IndustrialEnsino Médio1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.