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Simulado: Movimento dos Direitos Civis nos EUA: 10 questões com gabarito

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(INSTITUTO AOCP) Nos Estados Unidos, principalmente nos estados do sul, os negros viviam em um regime de segregação racial que os colocava em uma condição de inferioridade: não tinham direito ao voto, não podiam frequentar as mesmas escolas e as mesmas universidades frequentadas pelos brancos, etc. A partir da década de 1950, surgiram movimentos de direitos civis reivindicando mudanças nessa situação. Sobre essa questão, assinale a alternativa correta.


(ENEM 2012)  Nós nos recusamos a acreditar que o banco da justiça é falível. Nós nos recusamos a acreditar que há capitais insuficientes de oportunidade nesta nação. Assim nós viemos trocar este cheque, um cheque que nos dará o direito de reclamar as riquezas de liberdade e a segurança da justiça. 

KING Jr., M. L. Eu tenho um sonho, 28 ago. 1963. Disponível em: www.palmares.gov.br. Acesso em: 30 nov. 2011 (adaptado).

O cenário vivenciado pela população negra, no sul dos Estados Unidos nos anos 1950, conduziu à mobilização social. Nessa época, surgiram reivindicações que tinham como expoente Martin Luther King e objetivavam


Texto associado.

(IFMG/2017 - adaptado)    

Leia o texto destacado abaixo:

O conceito de Black Power (Poder Negro) (…) é um chamado para a união de todos os negros do país, para que reconheçam sua hereditariedade, para que construam uma noção de comunidade. É um chamado para as pessoas negras definirem seus próprios objetivos, para criarem e liderarem suas próprias organizações. É um chamado para rejeitar as instituições e os valores da sociedade racista.

HAMILTON, Charles; TURE, Kwame. Black Power: politics of
Liberation in América. Vintage Edition, 1992. p 35. Tradução livre.

Em 1954 foi lançado um livro denominado Black Power, escrito por Richard Wright nos Estados Unidos. Tal título se tornaria uma expressão difundida a partir dos anos 1960 uma vez que passou a nomear um movimento social que lutava pela inclusão, empoderamento e valorização da cultura negra.

Nos Estados Unidos, o movimento negro constituído nos anos 1960 pode ser entendido como uma reação:


Texto associado.

(PUC-PR) Leia o texto a seguir:

“Cem anos atrás um grande americano, em cuja sombra simbólica nos encontramos hoje, assinou a proclamação da emancipação [dos escravos]. (…)

Mas, cem anos mais tarde, o negro ainda não está livre. Cem anos mais tarde, a vida do negro ainda é duramente tolhida pelas algemas da segregação e pelos grilhões da discriminação. Cem anos mais tarde, o negro habita uma ilha solitária de pobreza, em meio ao vasto oceano de prosperidade material. Cem anos mais tarde, o negro continua a mofar nos cantos da sociedade americana, como exilado em sua própria terra. Então viemos aqui hoje para dramatizar uma situação hedionda. (…) Mas há algo que preciso dizer a meu povo posicionado no morno liminar que conduz ao palácio da justiça. No processo de conquistar nosso lugar de direito, não devemos ser culpados de atos errados. Não tentemos saciar nossa sede de liberdade bebendo do cálice da amargura e do ódio.

Temos de conduzir nossa luta para sempre no alto plano da dignidade e da disciplina. Não devemos deixar nosso protesto criativo degenerar em violência física. Precisamos nos erguer sempre e mais uma vez à altura majestosa de combater a força física com a força da alma.”

Trechos do discurso de Martin Luther King, em 28 de agosto de 1963. Disponível em:

Interprete o texto acima e observe as seguintes afirmações sobre o movimento negro nos EUA, na segunda metade do século XX:

I. Martin Luther King foi um importante líder do movimento negro nos EUA no período após a Segunda Guerra Mundial. O seu discurso está inserido no contexto da luta pelos direitos civis dos negros nesse país, no qual questiona as leis segregacionistas que delimitavam, por exemplo, lugares separados para brancos e para negros em locais públicos.

II. No seu discurso, Martin Luther King faz referência à propaganda capitalista própria do período da Guerra Fria segundo a qual os EUA eram um país onde os cidadãos desfrutavam do sonho americano de bonança financeira, o que não correspondia com a realidade vivida pela comunidade negra.

III. Martin Luther King foi um importante representante do movimento negro nos EUA, conhecido como “Panteras Negras”, que pregava o enfrentamento violento e radical dos negros frente aos brancos, para a conquista dos direitos civis pelos primeiros, que carregavam a triste herança da escravidão.

Estão CORRETAS as afirmações:


Texto associado.

(UFPR 2018) Leia o seguinte excerto da intelectual e ativista Angela Davis:

A prova das forças acumuladas que as mulheres negras forjaram por meio de trabalho, trabalho e mais trabalho pode ser encontrada nas contribuições de muitas líderes importantes que surgiram no interior da comunidade negra. Harriet Tubman, Sojourner Truth, Ida Wells e Rosa Parks não são mulheres negras excepcionais, na medida em que são epítomes da condição da mulher negra. As mulheres negras, entretanto, pagaram um preço alto pelas forças que adquiriram e pela relativa independência de que gozavam. Embora raramente tenham sido “apenas donas de casa”, elas sempre realizaram tarefas domésticas.

(DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016, p. 5253-5259 [kindle edition].)

A respeito do movimento dos Direitos Civis nos EUA, considere as seguintes afirmativas:

1. A célebre Marcha sobre Washington para o Trabalho e Liberdade de 1963 foi marcada pela participação importante de mulheres negras com um discurso que privilegiava o papel dos negros em relação aos brancos.

2. A participação feminina nas marchas, boicotes e manifestações de rua que marcaram a década de 1960 nos EUA teve como demanda principal a igualdade de gênero.

3. Rosa Parks aparece no excerto acima graças a duas questões. A primeira, pelo fato de ser uma mulher comum negra, que tinha a sua dupla atribuição de trabalho. A segunda, especificamente por ocupar esse papel é que seu ato de desobediência civil foi mais impactante que o de outras lideranças.

4. A relativa independência das mulheres negras provém de problemas da condição de risco em que viviam seus companheiros homens, uma vez que era muito comum o fato de eles serem encarcerados ou sofrerem outros tipos de violência. Nesse sentido, a independência das mulheres negras nos EUA era sintoma da desigualdade entre negros e brancos.

Assinale a alternativa correta.


(MULTIVIX 2019) Martin Luther King Jr. proferiu, na década de 1960, um dos mais conhecidos discursos da história que imortalizou a frase: "eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados pelo caráter, e não pela cor da pele".

Fonte: https://educacao.uol.com.br/biografias/martin-luther-king.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em 01 out. 2018.

Tomando como base seus estudos e conhecimentos sobre Martin Luther King e o movimento pelos direitos civis norte-americanos, assinale a alternativa correta:


(UFMA 2008) A respeito da luta pelos direitos civis nos EUA nas décadas de 1950/60 , coloque V para os itens verdadeiros e F para os falsos e, depois, assinale a opção que contém a sequência correta.

( ) Os negros, por serem alvo de uma política racista empreenderam lutas por igualdade de direitos civis.

( ) As leis pela igualdade de direitos entre negros e brancos se intensificaram no governo Richard Nixon.

( ) Martin Luther King e Malcom X foram as principais lideranças negras contra o racismo.

( ) Na luta por direitos civis dos negros, Luther King, adepto da não-violência, organizava manifestações pacíficas.

( ) Malcom X, líder muçulmano, considerava o pacifismo eficiente para combater o racismo.


(UFRGS 2017) Em agosto de 1963, após a famosa Marcha de Washington, Martin Luther King proferiu o famoso discurso “Eu Tive um Sonho”, em que sintetizava algumas ideias do Movimento dos Direitos Civis norte-americano, do qual era uma das principais lideranças.

Assinale a alternativa que indica uma das preocupações do movimento.


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
História do BrasilEnsino Médio11
Idade ContemporâneaEnsino Médio6
Idade ModernaEnsino Médio5
História da AméricaEnsino Médio3
Pré HistóriaEnsino Médio2
Segunda Guerra MundialEnsino Médio2
Idade MédiaEnsino Médio2
RenascimentoEnsino Médio1
Primeira Guerra MundialEnsino Médio1
Movimento dos Direitos Civis nos EUAEnsino Médio1

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