Simulado: 10 Exercícios sobre Globalização e Meio Ambiente (Gabarito) - ENEM

10 questões de Geografia, Ensino Médio

Marque todas as questões do simulado desta página "10 Exercícios sobre Globalização e Meio Ambiente (Gabarito) - ENEM" e clique no botão "Corrigir". Baixe o PDF!


👥 18
Médio
📊 57%
5 ótimo
8 bom
5 regular
0 péssimo

(IBADE 2018) O processo da Globalização não possuí uma data exata de início, mas, para muitos autores, a década de 90 do século XX seria um momento importante na sua consolidação. Entre as alternativas a seguir, assinale a que apresenta a melhor característica sobre a Globalização.


(ENEM 2015) Não acho que seja possível identificar a globalização apenas com a criação de uma economia global, embora este seja seu ponto focal e sua característica mais óbvia. Precisamos olhar além da economia. Antes de tudo, a globalização depende da eliminação de obstáculos técnicos, não de obstáculos econômicos. Isso tornou possível organizar a produção, e não apenas o comércio, em escala internacional.

HOBSBAWM, E. O novo século: entrevista a Antonio Polito. São Paulo: Cia. das Letras, 2000 (adaptado).

Um fator essencial para a organização da produção, na conjuntura destacada no texto, é a:


(UFAL) Um dos temas mais debatidos na Geografia Humana da atualidade é o da globalização. Sobre esse tema, é incorreto afirmar o que segue:


(UEPB) A globalização que marca a nova fase do desenvolvimento capitalista se caracteriza pela mundialização da produção, da circulação e do consumo. Processo este que foi viabilizado pelo avanço técnico acelerado.

As transformações rápidas que ocorrem na economia e na sociedade têm hoje a finalidade de intensificar a competitividade, que é mola propulsora do processo de globalização.Podemos identificar como estratégias competitivas do capitalismo globalizado:

I - A produção de transgênicos que, embora polêmica, é mais produtiva, aumenta a resistência às pragas e cria a dependência dos produtores junto às empresas que controlam as sementes geneticamente modificadas.

II - A customização, ou seja, a fabricação de produtos sob encomenda para atender às especificações do consumidor final, em substituição à produção padronizada em série e com grandes estoques.

III - A flexibilização da produção através da adoção de um mesmo padrão produtivo das linhas de montagem, distribuídas pelos vários países do mundo, o que reduz custos e retira a identificação de um produto como sendo de uma nacionalidade.

IV - A adoção do protecionismo às empresas nacionais através dos subsídios e das cotas para dificultar a concorrência dos produtos estrangeiros dentro dos territórios nacionais.

Estão corretas apenas as alternativas:


(IF-MA 2015) Sobre a economia mundial, podemos afirmar que a(s) ___________________ consiste na interdependência entre os povos de quase todos os países do mundo, principalmente nas áreas de tecnologia e comunicação. Outra característica importante no atual estágio da economia mundial é a expansão da(s) ____________________, que são empresas que possuem estabelecimentos em inúmeros países, muitas vezes em muitos continentes.

Qual das alternativas abaixo completa a sequência das lacunas?


(ENEM 2015) No final do século XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa.

SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado).

Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em:


Texto associado.

ÁFRICA DISCUTE BENEFÍCIOS E DESVANTAGENS DA GLOBALIZAÇÃO

Para muitas agências internacionais que atuam para aliviar a fome e a pobreza na África, a globalização é um assunto polêmico.

Os que são a favor do processo, como o ex-diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI), Michel Camdessus, argumentam que a globalização vai levar à modernização da economia e à remoção dos impedimentos comerciais. Camdessus diz que "se deve conseguir reduzir a pobreza e estimular o crescimento econômico".

Mas os críticos, como a entidade beneficente britânica ActionAid, argumentam que a liberalização do comércio está prejudicando a África. A ActionAid diz que a abertura comercial, especialmente na área agrícola, resultou na "ameaça ou destruição do meio de vida de milhões de agricultores" e na manutenção da pobreza.

Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2019. (adaptado).

Com base na reportagem exposta no texto, os argumentos favoráveis e contrários à globalização no continente africano, respectivamente, são


(UFPI) A organização dos países em blocos econômicos visa facilitar a economia dos países, estimulando as trocas e a produção. Sobre os principais blocos, suas características e finalidades, assinale a alternativa correta.


(PROGESP-UFRR 2016) Uma das grandes questões atuais é a Globalização. Identifique nos itens abaixo o que é verdadeiro a respeito deste tema.


(CESPE/CEBRASPE 2021) O termo globalização gera intenso debate quanto ao seu significado e suas características centrais. Em meio a essa acalorada discussão, no entanto, foi possível chegar a alguns consensos e um deles refere-se ao fato de que, apesar de a globalização ser um fenômeno mundial, seus impactos são locais e regionais, impulsionando mudanças que se desenvolvem de diferentes formas e com intensidade variada.
Internet: : (com adaptações).

A globalização como um fenômeno mundial, mas de rebatimentos locais e regionais, tem como consequências


🖨️ Imprimir simulado

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.