Entrar

Simulado: 10 Exercícios sobre Globalização e Meio Ambiente (Gabarito) - ENEM

Marque todas as questões do simulado desta página "10 Exercícios sobre Globalização e Meio Ambiente (Gabarito) - ENEM" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


4 resolveram
63% acertos
Médio
2 ótimo
1 bom
1 regular
0 péssimo

(IBADE 2018) O processo da Globalização não possuí uma data exata de início, mas, para muitos autores, a década de 90 do século XX seria um momento importante na sua consolidação. Entre as alternativas a seguir, assinale a que apresenta a melhor característica sobre a Globalização.


(ENEM 2015) Não acho que seja possível identificar a globalização apenas com a criação de uma economia global, embora este seja seu ponto focal e sua característica mais óbvia. Precisamos olhar além da economia. Antes de tudo, a globalização depende da eliminação de obstáculos técnicos, não de obstáculos econômicos. Isso tornou possível organizar a produção, e não apenas o comércio, em escala internacional.

HOBSBAWM, E. O novo século: entrevista a Antonio Polito. São Paulo: Cia. das Letras, 2000 (adaptado).

Um fator essencial para a organização da produção, na conjuntura destacada no texto, é a:


(UFAL) Um dos temas mais debatidos na Geografia Humana da atualidade é o da globalização. Sobre esse tema, é incorreto afirmar o que segue:


(UEPB) A globalização que marca a nova fase do desenvolvimento capitalista se caracteriza pela mundialização da produção, da circulação e do consumo. Processo este que foi viabilizado pelo avanço técnico acelerado.

As transformações rápidas que ocorrem na economia e na sociedade têm hoje a finalidade de intensificar a competitividade, que é mola propulsora do processo de globalização.Podemos identificar como estratégias competitivas do capitalismo globalizado:

I - A produção de transgênicos que, embora polêmica, é mais produtiva, aumenta a resistência às pragas e cria a dependência dos produtores junto às empresas que controlam as sementes geneticamente modificadas.

II - A customização, ou seja, a fabricação de produtos sob encomenda para atender às especificações do consumidor final, em substituição à produção padronizada em série e com grandes estoques.

III - A flexibilização da produção através da adoção de um mesmo padrão produtivo das linhas de montagem, distribuídas pelos vários países do mundo, o que reduz custos e retira a identificação de um produto como sendo de uma nacionalidade.

IV - A adoção do protecionismo às empresas nacionais através dos subsídios e das cotas para dificultar a concorrência dos produtos estrangeiros dentro dos territórios nacionais.

Estão corretas apenas as alternativas:


(IF-MA 2015) Sobre a economia mundial, podemos afirmar que a(s) ___________________ consiste na interdependência entre os povos de quase todos os países do mundo, principalmente nas áreas de tecnologia e comunicação. Outra característica importante no atual estágio da economia mundial é a expansão da(s) ____________________, que são empresas que possuem estabelecimentos em inúmeros países, muitas vezes em muitos continentes.

Qual das alternativas abaixo completa a sequência das lacunas?


(ENEM 2015) No final do século XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa.

SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado).

Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em:


Texto associado.

ÁFRICA DISCUTE BENEFÍCIOS E DESVANTAGENS DA GLOBALIZAÇÃO

Para muitas agências internacionais que atuam para aliviar a fome e a pobreza na África, a globalização é um assunto polêmico.

Os que são a favor do processo, como o ex-diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI), Michel Camdessus, argumentam que a globalização vai levar à modernização da economia e à remoção dos impedimentos comerciais. Camdessus diz que "se deve conseguir reduzir a pobreza e estimular o crescimento econômico".

Mas os críticos, como a entidade beneficente britânica ActionAid, argumentam que a liberalização do comércio está prejudicando a África. A ActionAid diz que a abertura comercial, especialmente na área agrícola, resultou na "ameaça ou destruição do meio de vida de milhões de agricultores" e na manutenção da pobreza.

Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2019. (adaptado).

Com base na reportagem exposta no texto, os argumentos favoráveis e contrários à globalização no continente africano, respectivamente, são


(UFPI) A organização dos países em blocos econômicos visa facilitar a economia dos países, estimulando as trocas e a produção. Sobre os principais blocos, suas características e finalidades, assinale a alternativa correta.


(PROGESP-UFRR 2016) Uma das grandes questões atuais é a Globalização. Identifique nos itens abaixo o que é verdadeiro a respeito deste tema.


(CESPE/CEBRASPE 2021) O termo globalização gera intenso debate quanto ao seu significado e suas características centrais. Em meio a essa acalorada discussão, no entanto, foi possível chegar a alguns consensos e um deles refere-se ao fato de que, apesar de a globalização ser um fenômeno mundial, seus impactos são locais e regionais, impulsionando mudanças que se desenvolvem de diferentes formas e com intensidade variada.
Internet: : (com adaptações).

A globalização como um fenômeno mundial, mas de rebatimentos locais e regionais, tem como consequências


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
GlobalizaçãoEnsino Médio3
ClimatologiaEnsino Médio1
IndústriaEnsino Médio1
CartografiaEnsino Médio1
UrbanizaçãoEnsino Médio1
Floresta AmazônicaEnsino Médio1
Questões AmbientaisEnsino Médio1
Geografia AgráriaEnsino Médio1
Geografia CríticaEnsino Médio1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.