Entrar

Simulado: Música popular contemporânea - 10 Exercícios com Gabarito - ENEM

Marque todas as questões do simulado desta página "Música popular contemporânea - 10 Exercícios com Gabarito - ENEM" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


0 resolveram
0% acertos
n/d
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo

Vários estilos e gêneros musicais foram desenvolvidos na música contemporânea do século XX. Nesse período, se destacaram compositores como Bela Bartok, Villa – Lobos, Kodály, Charles Ives e Aaron Copland, os quais foram os principais representantes

As quiálteras são comumente utilizadas em estilos como jazz e música contemporânea, adicionando complexidade e colorido à harmonia. Sobre as quiálteras utilizadas na música, é CORRETO afirmar que: Disponível em: EM, DART PRÁTICA. TEORIA DA MÚSICA. 2015. Tese de Doutorado. Universidade do Estado do Pará.

A organização de movimentos de renovação, origem de quase todas as músicas contemporâneas de concerto brasileiras; a liderança de nova geração de compositores brasileiros desde a década de 40; o início, entre outros, dos Seminários Internacionais de Música da Universidade da Bahia (1954) que se transformaram em núcleo de música experimental; e a criação do Grupo Música Viva foram algumas das atividades desenvolvidas, desde 1937, pelo compositor, regente e pedagogo musical conhecido como

O cantor, compositor e maestro brasileiro, conhecido por introduzir os gêneros soul music e funk na música popular brasileira, sendo que uma das suas músicas mais conhecidas chama-se “Azul da cor do mar”, é:

As músicas folclóricas são canções populares e tradicionais transmitidas oralmente de geração a geração e que fazem parte da sabedoria popular. No Brasil, elas são mais populares nas regiões interiores e apresentam como temas principais situações do cotidiano. Nesse contexto, fazem parte da música folclórica brasileira

A música popular paulista tradicional, assim como no restante do Brasil, foi influenciada, principalmente, pelas tradições africanas, pelos europeus e índios. O estilo de música popular de origem paulista mais característico, tendo sido amplamente divulgado por Cornélio Pires (Folclorista – 1884/1958), é:

A televisão começou a se popularizar em meados da década de 1960, influenciando na música. Nesta época, a TV Record organizou o Festival de Música Popular Brasileira. Nestes festivais foram lançados:

Qual é o gênero musical que se originou no final dos anos 1970 e é caracterizado por ritmos rápidos, guitarras distorcidas e atitudes rebeldes?


Nos anos 80, qual gênero musical se destacou por incorporar elementos eletrônicos e sintetizadores em sua sonoridade?


A "British Invasion" se refere à popularidade de bandas de rock britânicas nos Estados Unidos durante qual década?


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Elementos Básicos da MúsicaEnsino Médio1
Música popular contemporâneaEnsino Médio1
Música folclóricaEnsino Médio1
Compositores clássicosEnsino Médio1
A música na cultura globalEnsino Médio1
Música no Século XXEnsino Médio1
História da músicaEnsino Médio1
Técnicas de composição musicalEnsino Médio1
Gêneros musicaisEnsino Médio1
Grandes obras orquestraisEnsino Médio1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.