Afim de classificar as melhores rotas em um aplicativo de trânsito, um pesquisador propõe um modelo com base em circuitos elétricos. Nesse modelo, a corrente representa o número de carros que passam por um ponto da pista no intervalo de 1 s. A diferença de potencial (d.d.p.) corresponde à quantidade de energia por carro necessária para o deslocamento de 1 m. De forma análoga à lei de Ohm, cada via é classificada pela sua resistência, sendo a de maior resistência a mais congestionada. O aplicativo mostra as rotas em ordem crescente, ou seja, da rota de menor para a de maior resistência.
Como teste para o sistema, são utilizadas três possíveis vias para uma viagem de A até B, com os valores de d.d.p. e corrente conforme a tabela.
Rota
d *d * d * (J/carro * m)
Corrente (carro/s)
1
510
4
2
608
4
3
575
3
Nesse teste, a ordenação das rotas indicadas pelo aplicativo será:
a) 1, 2, 3.
b) 1, 3, 2.
c) 2, 1, 3.
d) 3, 1, 2.
e) 3, 2, 1.