Simulados História História do Brasil ENEM - História do Brasil - Exame Nacional do Ensino Médio - 2014 Marque todas as questões do simulado da prova "ENEM - História do Brasil - Exame Nacional do Ensino Médio - 2014" e clique no botão "Corrigir" logo abaixo. Baixe o PDF! 🏷️ 3 questões 👥 4 Difícil 📊 42% 0 ótimo 2 bom 1 regular 1 péssimo 1 Q25039 | História, História do Brasil, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, Ensino MédioO índio era o único elemento então disponível para ajudar o colonizador como agricultor, pescador, guia, conhecedor da natureza tropical e, para tudo isso, deveria ser tratado como gente, ter reconhecidas sua inocência e alma na medida do possível. A discussão religiosa e jurídica em torno dos limites da liberdade dos índios se confundiu com uma disputa entre Jesuítas e colonos. Os padres se apresentavam como defensores da liberdade, enfrentando a cobiça desenfreada dos colonos. CALDEIRA, J . A nação mercantilista. São Paulo: Editora 34, 1999 (adaptado). Entre os séculos XVI e XVIII, os jesuítas buscaram a conversão dos indígenas ao catolicismo. Essa aproximação dos jesuítas em relação ao mundo indígena foi mediada pela a) demarcação do território indígena. b) manutenção da organização familiar. c) valorização dos líderes religiosos indígenas. d) preservação do costume das moradias coletivas. e) comunicação pela língua geral baseada no tupi. 2 Q25040 | História, História do Brasil, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, Ensino MédioA Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que começa a ser construída apenas em 1905, foi criada, ao contrário das outras grandes ferrovias paulistas, para ser uma ferrovia de penetração, buscando novas áreas para a agricultura e povoamento. Até 1890, o café era quem ditava o traçado das ferrovias, que eram vistas apenas como auxiliadoras da produção cafeeira. CARVALHO, D. F. Café, ferrovias e crescimento populacional: oflorescimento da região noroeste paulista. Disponível em: www.historica.arquivoestado.sp.gov.br. Acesso em: 2 ago. 2012. Essa nova orientação dada à expansão ferroviária, durante a Primeira República, tinha como objetivo a a) articulação de polos produtores para exportação. b) criação de infraestrutura para atividade industrial. c) integração de pequenas propriedades policultoras. d) valorização de regiões de baixa densidade demográfica. e) promoção de fluxos migratórios do campo para a cidade. 3 Q25041 | História, História do Brasil, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, Ensino MédioTEXTO I O presidente do jornal de maior circulação do país destacava também os avanços econômicos obtidos naqueles vinte anos, mas, ao justificar sua adesão aos militares em 1964, deixava clara sua crença de que a intervenção fora imprescindível para a manutenção da democracia. Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 1 set. 2013 (adaptado). TEXTO II Nada pode ser colocado em compensação à perda das liberdades individuais. Não existe nada de bom quando se aceita uma solução autoritária. FIC O , C. A educação e o golpe de 1964. Disponível em: www.brasilrecente.com. Acesso em: 4 abr. 2014 (adaptado). Embora enfatizem a defesa da democracia, as visões do movimento político-militar de 1964 divergem ao focarem, respectivamente: a) Razões de Estado — Soberania popular. b) Ordenação da Nação — Prerrogativas religiosas. c) Imposição das Forças Armadas — Deveres sociais. d) Normatização do Poder Judiciário — Regras morais. e) Contestação do sistema de governo — Tradições culturais. Corrigir o simulado 🖨️ Imprimir simulado Deixe seu comentário Participe, faça um comentário.