Entrar

Simulado: UFF - Química - Vestibular - 2010

3 questões | Química, Ensino Médio

Marque todas as questões do simulado desta página "UFF - Química - Vestibular - 2010" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


119 resolveram
30% acertos
Difícil
4 ótimo
28 bom
39 regular
48 péssimo

A química está na base do desenvolvimento econômico e tecnológico. Da siderurgia à indústria da informática, das artes à construção civil, da agricultura à indústria aeroespacial, não há área ou setor que não utilize em seus processos ou produtos algum insumo de origem química. Um desses insumos é o metano, gás natural, usado como combustível na indústria química. A queima do metano pode ser representada pela seguinte equação:

CH4(g) + 2O2(g)  ➜  CO2(g) + 2H2

Em relação ao metano CH4   e ao dióxido de carbono  (CO2) pode-se dizer que a forma geométrica de cada um desses compostos, respectivamente, é

Uma carreta especial para transporte de substâncias corrosivas tombou na descida da Serra das Araras. Como consequência desse acidente, houve derramamento de ácido sulfúrico. Sabe-se que esse ácido é neutralizado com CaO.

Considerando que a concentração do ácido derramado é de 98,00 % peso por peso e sua densidade é de 1,84 g/mL, calcule a massa aproximada de CaO necessária para neutralizar 1000 L do ácido derramado.

A escassez de água no mundo é agravada pela ausência de usos sustentáveis dos recursos naturais e pela má utilização desses recursos. A desigualdade no acesso à água está relacionada a desigualdades sociais. Controlar o uso da água significa deter poder. Em regiões onde a situação de falta d’água já atinge índices críticos, como no continente africano, a média de consumo por pessoa/dia é de 10-15/L, já em Nova York, um cidadão gasta cerca de 2000 L/dia. A água é considerada potável quando é inofensiva à saúde do homem e adequada aos usos domésticos. A água potável apresenta pH em torno de 6,5 a 8,5 e [Cl - ] cerca de 250 mg/L.

Assim, quando 25,0 mL de solução de NaCl 0,10 M reage com 5,0 mL de uma solução padrão de AgNO3 0,20 M (Kps do AgCl = 1,0x10-10 ), pode-se afirmar que

Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
EstequiometriaEnsino Médio2
Ligações QuímicasEnsino Médio2
Soluções QuímicasEnsino Médio2
Tabela PeriódicaEnsino Médio2
EletroquímicaEnsino Médio2
Ácidos e BasesEnsino Médio1
Química AmbientalEnsino Médio1
Reações OrgânicasEnsino Médio1
Estrutura AtômicaEnsino Médio1
TermodinâmicaEnsino Médio1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.