Simulado: Exercícios sobre Idade Moderna com Gabarito 2 10 questões | História, Idade Moderna, Ensino Médio Marque todas as questões do simulado desta página "Exercícios sobre Idade Moderna com Gabarito 2" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF. 9 resolveram 47% acertosDifícil 0 ótimo 6 bom 1 regular 2 péssimo 1 Questão 54226 | História, Idade Moderna, Vestibular Vestibular, Vestibular, Ensino Médio(UEMS) A política econômica mercantilista se caracterizou por três elementos essenciais: a) balança comercial favorável, protecionismo e monopólio. b) Sistema colonial, liberalismo e monopólio. c) Manufatura, metalismo e liberalismo. d) Monopólio, liberalismo e bullionismo. e) Liberalismo, monopólio e protecionismo. 2 Questão 54227 | História, Idade Moderna, Vestibular Vestibular, Vestibular, Ensino Médio(UFCE) O Calvinismo se destacou dentre as demais correntes protestantes, uma vez que defendia: a) a valorização do próprio trabalho como um serviço de Deus, que legitimava os anseios da burguesia. b) a condenação ao individualismo, como uma reação aos ideais burgueses, que ameaçavam a difusão das idéias reformistas. c) a concepção de combate à burguesia, que se manifestava favorável à usura e ao controle dos gastos. d) o misticismo e a vida de reclusão em mosteiros, valorizando uma religiosidade apolítica. e) a desagregação dos ideais de fraternidade e respeito ao próximo, afim de garantir a força da liberdade individual. 3 Questão 54228 | História, Idade Moderna, Vestibular Vestibular, Vestibular, Ensino Médio(UFF-RJ) As reformas religiosas, protestante e católica, indicaram, simbolicamente, a vitória da quaresma sobre o carnaval, pois: a) apontavam uma nova ordem social apoiada no projeto de eliminação da miséria, da implantação da tolerância e da afirmação dos valores burgueses; b) acentuavam o caráter de reerguimento moral oriundo das críticas ao mundanismo do clero católico e às desordens sociais decorrentes das disputas teológicas, do medo do diabo e das atitudes místicas que rompiam com os procedimentos hierárquicos da Igreja Católica; c) praticavam a repressão à cultura popular proibindo qualquer manifestação cultural que pudesse ridicularizar a Igreja e introduziam o carnaval no calendário oficial da vida civil; d) reproduziam o novo pensamento religioso, mais aberto para as reivindicações sociais e preocupado com a formação dos estados estamentais; e) reivindicavam um modo de vida contemplativa, no qual o exame de consciência e o livre arbítrio adquiriam um lugar central na formação da vocação religiosa. 4 Questão 54229 | História, Idade Moderna, Vestibular Vestibular, Vestibular, Ensino Médio(U.F. São Carlos-SP) O calvinismo, doutrina constituída no século XVI europeu, foi tributário, em muitos aspectos, dos princípios elaborados por Santo Agostinho, sobretudo aquele que reafirma a) o automartírio da carne como meio de purificação dos pecados. b) a necessidade da concessão da graça divina para a salvação dos homens. c) a superioridade do poder religioso sobre os negócios do Estado. d) a necessidade de obras meritórias e santas para a salvação das almas. e) a autoridade da instituição religiosa na absolvição dos pecados humanos. 5 Questão 54230 | História, Idade Moderna, Vestibular Vestibular, Vestibular, Ensino Médio(Unifor-CE) A época da Contra-Reforma representou para os países católicos, principalmente Portugal, Espanha e parte da Itália, um período de estagnação cultural, porque, em nome da defesa da fé, a) fecharam escolas e universidades leigas que difundiam idéias e doutrinas dos filósofos renascentistas. b) extinguiram o Tribunal da Inquisição que julgava e punia os judeus e hereges suspeitos de crime contra a fé. c) apoiaram cristãos novos, muçulmanos e comerciantes responsáveis pela geração de riquezas nesses países. d) perseguiram pensadores, artistas e cientistas que expressavam idéias contrárias aos dogmas da Igreja Católica. e) retiraram dos mosteiros e seminários a competência de educar a nobreza e a burguesia descontentes com a Igreja católica. 6 Questão 54231 | História, Idade Moderna, Vestibular Vestibular, Vestibular, Ensino Médio(FEI-SP) Naquela que se tornou sua obra mais conhecida, Nicolau Maquiavel desenvolve a noção de “razão de Estado”, essencial para a compreensão dos processos políticos modernos. Freqüentemente tido por maldito, inspirador de tiranos, Maquiavel na verdade construiu uma obra que encarava de maneira laica e realista a questão política. Num trecho de seu livro, afirma que “todos os profetas armados triunfaram, os desarmados arruinaram-se”. Podemos encontrar, nessa passagem, um elemento central do chamado Estado Moderno, que se consolidava à sua época. Estamos falando: a) da burocracia b) da unificação de pesos e medidas c) do estabelecimento de fronteiras d) do controle aduaneiro e) da construção de um Exército nacional 7 Questão 54232 | História, Idade Moderna, Vestibular Vestibular, Vestibular, Ensino Médio(UFCE) A cultura renascentista favoreceu a valorização do homem, estimulando a liberdade de expressão presente em diferentes manifestações artísticas e literárias. Entretanto, a participação da Igreja Católica, entre os mecenas, pode ser associada: a) à renovação das idéias defendidas pela hierarquia eclesiástica, que se deixara influenciar pelo liberalismo burguês. b) à continuidade do cristianismo como religião dominante, limitando a liberdade de expressão aos valores estabelecidos pela igreja. c) ao engajamento da intelectualidade católica nas experiências científicas, na tentativa de conciliar razão e fé. d) às novas condições de vida na Europa, que extinguiram a persistência dos valores religiosos na sociedade. e) ao surgimento de novas ordens religiosas, defensoras do mecenato como um meio de maior liberdade de expressão. 8 Questão 54233 | História, Idade Moderna, Vestibular Vestibular, Vestibular, Ensino Médio(Uniderp-MS) “Que obra de arte é o homem; tão nobre no raciocínio; tão vário na capacidade; em forma e movimento; tão preciso e admirável, na ação é como um anjo; no entendimento é como um Deus; a beleza do mundo; o exemplo dos animais.” Shakespeare. A frase acima refere-se a uma das principais características do Renascimento, ou seja, ao a) teocentrismo b) pessimismo c) absolutismo d) antropocentrismo e) calvinismo 9 Questão 54234 | História, Idade Moderna, Vestibular Vestibular, Vestibular, Ensino MédioO fim do período feudal se caracterizou pela renovação cultural, artística e filosófica, em contraposição aos valores medievais até então predominantes. Com relação a está nova visão do mundo, podemos afirmar corretamente que: a) apesar da renovação cultural, a concepção teológica do mundo, típica do período medieval, permaneceu predominante na Europa. b) ao recuperar os valores da Antigüidade Clássica, o Renascimento abandona a religião e a cultura cristã. c) as mudanças culturais correspondiam aos nascentes interesses burgueses, que valorizavam o luxo ostensivo e o desperdício de riquezas em festas e bens culturais. d) o próprio termo Renascimento corresponde a uma tentativa de recuperar os valores antropocêntricos da Antigüidade clássica, esquecidos pela Idade Média. e) Nenhuma das alternativas acima. 10 Questão 54235 | História, Idade Moderna, Vestibular Vestibular, Vestibular, Ensino Médio(PUC-RJ) Sobre os cercamentos dos campos (enclosures), na Inglaterra, durante a Idade Moderna, é correto afirmar que: a) foram conseqüência, a princípio, das desapropriações de terras decretadas por Henrique VIII, no contexto das perseguições contra católicos, descontentes com a criação da Igreja Anglicana; b) relacionaram-se ao processo de mercantilização da propriedade fundiária e, paralelamente, provocaram a liberação de mão-de-obra; c) foram causados pelo início da maior utilização de máquinas na produção agrícola, influenciando na transição do uso predominante do trabalho servil para o trabalho assalariado; d) determinaram o fim das relações feudais, interferindo no crescente enfraquecimento político da nobreza fundiária e na projeção cada vez maior da burguesia comercial; e) ocasionaram o empobrecimento de milhares de camponeses, que, em especial no século XVII, compuseram o principal contingente de colonos para as terras da América. Corrigir o simuladoSalvar PDF Deixe seu comentário (0) Participe, faça um comentário.