(PUC-RJ) “Diziam que haviam visto chegar em sua terra certas pessoas muito diferentes de nosso costume e vestiário, que pareciam viracochas, que é o nome pelo qual antigamente denominamos o Criador de todas as coisas...; primeiro porque se diferenciavam muito de nosso traje e semblante...; andavam em uns animais muito grandes, os quais tinham os pés de prata...; porque os viram falar sozinhos em uns panos brancos como uma pessoa falava com outra...; uns eram de barbas negras e outros de barbas vermelhas e os viam comer em prata; e também porque tinham yllapas, nomes que nós temos para os trovões e isto diziam por causa dos arcabuzes, porque pensavam que eram trovões do céu...”
Descrição dos conquistadores atribuída a Titu Cusi Yupanqui, filho de Manco II que ocupou o trono inca em Vilacamba, de 1557 a 1570, ditada ao agostiniano Frei Marcos Garcia.
O relato apresenta algumas idéias que, num primeiro momento, os incas construíram a respeito dos conquistadores espanhóis. Sobre elas estão corretas as seguintes afirmativas, com exceção de: perioridade militar e técnica ignorada até então pelos incas.
a) Os incas admiraram-se com a leitura dos citados “panos brancos”, por não possuírem
um sistema de escrita. Seus poemas narrativos, orações e estórias eram transmitidos
oralmente de geração a geração.
b) Os incas acreditavam que comer em objetos de prata e usar trajes que não expressassem as sólidas hierarquias sociais eram atitudes consideradas ofensivas aos deuses; o
uso da barba era, pelo mesmo motivo, proibido entre eles.
c) Os homens a cavalo pareceram inicialmente à população indígena pessoas disformes
e monstruosas, de duas cabeças mas um só corpo, uma vez que esses animais velozes
e de grande porte eram totalmente desconhecidos no altiplano.
d) Como acontecera com os astecas, a chegada dos homens brancos foi num primeiro
momento vista pelos incas como o retomo dos deuses, de Viracocha e seus filhos.
Antigos presságios, nas duas culturas, já anunciavam essa possibilidade.
e) As armas de fogo, tal como as montarias, não só assustavam facilmente a população
camponesa; eram expressão de uma incomparável superioridade militar e técnica ignorada até então pelos incas.