Entrar

Simulado: Do Imperialismo à Segunda Guerra Mundial - Exercícios com Gabarito

Marque todas as questões do simulado desta página "Do Imperialismo à Segunda Guerra Mundial - Exercícios com Gabarito" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


1 resolveram
20% acertos
Muito difícil
0 ótimo
0 bom
1 regular
0 péssimo

(UFRRJ) A revolução Meiji é um evento da história do Japão que determinou:

(UFPE) Sobre o período compreendido entre a primeira e segunda guerra mundial assinale a alternativa correta.

(FGV-SP) “A idéia que mais me acode ao espírito é a solução do problema social, a saber: nós, os colonizadores, devemos, para salvar os 40 milhões de habitantes do Reino Unido de uma mortífera guerra civil, conquistar novas terras a fim de aí instalarmos o excedente de nossa população, de aí encontrarmos novos mercados para os produtos das nossas fábricas e das nossas minas.”

C. Rhodes, 1895

O texto acima expõe a/o:

(Univali-SC) Desde a Guerra Franco-Prussiana até 1914, houve uma verdadeira corrida armamentista na Europa para sustentar as ambições nacionalistas e imperialistas. As indústrias bélicas aumentaram suas produções, os exércitos cresceram e as marinhas de guerra, especialmente inglesa e alemã, aumentaram suas frotas. Esta política armamentista onerava os governos, provocando reações pacifistas. Em 1899, o Czar Nicolau II organizou a 1ª Conferência de Paz em Haia, sem grandes resultados. O armamentismo não foi contido e preconizou-se a prática do arbitramento para solucionar graves questões. A Paz Armada é historicamente conhecida com a:

(UFSE) Pode-se afirmar que a principal razão do conflito mundial iniciado em 1914 foi

(UFSE) A Revolução Russa de 1917 constituiu-se em um desafio concreto à ordem burguesa e capitalista, na medida em que

(. U. F. de São Carlos-SP) As relações entre as potências européias, no século XIX, seguiram basicamente os princípios estabelecidos pelo Congresso de Viena. Durante a Primeira Guerra Mundial, o presidente norte-americano Woodrow Wilson apresentou os princípios de uma nova diplomacia, voltada para

(Mackenzie-SP) No Japão moderno, o trabalho e a educação são supervalorizados. É normal que um cidadão japonês sinta-se humilhado porque está desempregado, estudou pouco ou, até mesmo, porque mudou de emprego. Os conglomerados industriais e financeiros possuem hino e bandeira e chegam a se constituir como a segunda família de seus empregados. As origens do Japão atual estão ligadas à Era Meiji que corresponde:

(U. Santa Úrsula-RJ) O final da 1ª Guerra Mundial (1914-1918) levou a derrota à Alemanha, que se viu obrigada a assinar o Tratado de Versalhes que intensificou a humilhação e o isolamento da Alemanha. Esse tratado determinou que:

(Univali-SC) Em 1939 começa a II Guerra Mundial. Ela se estende até 1945 e coincide, na História do Brasil, com o Governo Getúlio Vargas. Ditador por excelência, Getúlio assiste à destruição do Nazifascismo, partidos que se identificavam com o seu perfil. Pressionado pelos E.U.A., Getúlio é obrigado a “descer do muro” e apoiar os aliados. Neste cenário, assinale o item correto sobre a participação do Brasil na II Guerra Mundial:

Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
História do BrasilEnsino Médio11
Idade ContemporâneaEnsino Médio6
Idade ModernaEnsino Médio5
História da AméricaEnsino Médio3
Idade MédiaEnsino Médio2
Pré HistóriaEnsino Médio2
Segunda Guerra MundialEnsino Médio2
Vincent van GoghEnsino Médio1
Era VargasEnsino Médio1
Revolução CientíficaEnsino Médio1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.