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Simulado: Regime Militar (1964-1985) - Exercícios com Gabarito

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(UFPE) Acerca do regime militar, que assumiu o poder em 1964, com o apoio de uma parcela da classe política, de setores da sociedade e do governo dos Estados Unidos, é incorreto afirmar que:

(U.Católica Dom Bosco-MS) “A crescente radicalização política do movimento popular e dos trabalhadores, pressionando o Executivo a romper os limites do “pacto populista”, levou o conjunto das classes dominantes e setores das classes médias — apoiados e estimulados por agências governamentais norte-americanas e empresas multinacionais — a condenar o governo Goulart. A derrubada do governo contou com a participação decisiva das forças armadas, as quais — a partir de meados de abril de 1964 — impuseram ao país uma nova ordem político-institucional com características crescentemente militarizadas.”

Toledo. In: Koshiba, p. 350.

A nova ordem política institucional, que foi imposta no Brasil pelo golpe de 1964, foi arquitetada

(UECE) Marque a opção correta a respeito do AI-5 (Ato Institucional nº 5), editado pelo regime militar brasileiro no final do ano de 1968:

(UFRRJ) “(...) Considerando que, assim, se torna imperiosa a adoção de medidas que impeçam sejam frustrados os ideais superiores da Revolução, preservando a ordem, a segurança, a tranqüilidade e o desenvolvimento econômico e cultura e a harmonia política e social do país (...).”

Ato Institucional nº 5, 13/12/1968.

A edição do AI-5 representou, há 30 anos, uma radicalização do poder gerado pelo golpe político-militar de abril de 1964 no Brasil. Diante do quadro que se apresentava na época, podemos entender que “os ideais superiores da Revolução” significavam:

(Cefet-PR) A economia brasileira durante os anos do regime militar recebeu atenção especial do grupo que se instalou no poder, pois o desenvolvimento econômico era um item importante da doutrina de segurança nacional. Como resultado do modelo econômico adotado:

I. O Brasil deixou de ser um país agrícola e tornou-se a oitava economia do mundo em capacidade produtiva.
II. Houve enorme progresso na produção de energia, no setor de transportes, no de telecomunicações e na indústria de base.
III. A economia brasileira tornou-se independente dos capitais e da tecnologia dos países desenvolvidos.

Analisando o texto anterior, assinale:

(Unifor-CE) O atentado ao Riocentro, em 30 de abril de 1981, em que explodiu uma bomba num carro, matou um sargento e feriu gravemente um capitão do Exército, resultou da reação

(PUC-SP) O período militar brasileiro recente (1964-1985)

Em 1968, o governo militar do Presidente Costa e Silva editou o Ato Institucional nº 5 (AI-5) com o objetivo de combater a subversão, sob pretexto de defender a “segurança nacional”. Sobre este mecanismo jurídico do regime autoritário, é correto afirmar:

(Univali-SC) O filme “O que é isso Companheiro?” identifica uma fase da História do Brasil na qual se pode constatar muita contradição entre o que o governo “pregava” e o que realmente acontecia. O governo pregava um imbatível crescimento econômico, glórias, ordem; nos bastidores: censura, repressão, perseguição aos opositores da ordem. A partir da “leitura” do filme ou mesmo do próprio enunciado, podemos constatar que se trata do período:

“Vai minha tristeza
E diz a ela que sem ela não pode ser
Diz-lhe numa prece
Que ela regresse
Porque eu não posso mais sofrer
Chega de saudade
A realidade é que sem ela
Não há paz, não há beleza
É só tristeza e a melancolia
Que não sai de mim
Não sai de mim, não sai”.

Lançado em 1958 no Brasil, o 78 rpm “Chega de Saudade” tornou-se um disco/manifesto do estilo que viria a consagrar-se com o nome de Bossa Nova, reunindo três dos maiores expoentes do movimento: Antônio Carlos Jobim, Vinícius de Moraes e João Gilberto.

A respeito desse movimento musical e do contexto histórico do seu lançamento e difusão, assinale a alternativa INCORRETA.

Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
História do BrasilEnsino Médio11
Idade ContemporâneaEnsino Médio6
Idade ModernaEnsino Médio5
História da AméricaEnsino Médio3
Idade MédiaEnsino Médio2
Pré HistóriaEnsino Médio2
Segunda Guerra MundialEnsino Médio2
Guerra FriaEnsino Médio1
DitadurasEnsino Médio1
2º ReinadoEnsino Médio1

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