Entrar

Enem 2023: candidatos apreensivos pela distância do local de prova

Por Sumaia Santana | Em 29/10/2023 11:01:21 | Brasil, Local de prova, ENEM

O jornal carioca O Globo contou a história de uma aluna que apesar de morar em Campos dos Goytacazes, descobriu que fará a prova no Méier.


A distância entre o local de prova e a residência deve ser de, no máximo, 30 km.
A distância entre o local de prova e a residência deve ser de, no máximo, 30 km.

Os locais de prova do Enem 2023 podem ser consultados na Página do Participante.

Esta informação, bem como o idioma escolhido para as questões de língua estrangeira, se haverá atendimento especial ou utilização do nome social constam no Cartão de Confirmação de Inscrição.

Isso repercutiu bastante, porque surgiram vários relatos de pessoas que foram alocadas para localidades muito distantes de onde moram. 

No Rio Janeiro, uma estudante que mora na Tijuca deverá fazer a prova em Realengo. A distância entre os bairros é de 38 km.

Em São Paulo, uma candidata da Vila Mariana foi alocada para uma escola do M’Boi Mirim. O bairro localizado no extremo sul da capital paulista fica a 25 km da casa dela.

Mas, esses nem são os piores casos.

O jornal carioca O Globo contou a história de uma aluna que apesar de morar em Campos dos Goytacazes, descobriu que fará a prova no Méier. De acordo com a reportagem, 280 km separam a cidade do Norte Fluminense do bairro da zona norte. O impacto da descoberta foi tanto que a jovem vai desistir.

Como o Inep define onde cada candidato fará a prova do Enem?

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a distância entre o local de prova e a residência deve ser de, no máximo, 30 km. Esta distância se aplica quando a instituição e o endereço do estudante são na mesma cidade. 

Quando o candidato mora em localidade não contemplada pela aplicação do exame, a alocação é, nas palavras do organizador do Enem, “em local na área central no município de prova, considerando malha viária e de transporte coletivo”.

Então, por que tantas pessoas levaram susto ao se depararem com o Cartão de Confirmação de Inscrição? Para o Inep a culpa é dos estudantes. O órgão explica que o ensalamento é feito com as informações inseridas na inscrição.

Nas palavras do Inep “A Autarquia aplica as informações de onde os inscritos pediram para fazer a prova em um sistema no qual também são inseridos os dados dos endereços de residência desses. A plataforma considera critérios georreferenciados, com o objetivo de deixar o participante mais próximo possível do local onde mora.”

Dicas importantes para os candidatos para o dia do Enem

A preparação para as provas não inclui somente resolver questões e resolver simulados. Para não ter dor de cabeça, você precisa seguir as dicas a seguir:

1. Documento de identificação

Nos dois dias de prova é preciso apresentar documento original de identificação com foto.

Você pode levar  RG, carteira de motorista, carteira de trabalho e passaporte, este aplicável aos estrangeiros. Caso tenha perdido ou foi vítima de furto o boletim de ocorrência ou comprovante de solicitação de segunda via são aceitos.

2. Cartão de Inscrição

Embora não seja obrigatório, o Inep orienta os candidatos que levem o Cartão de Confirmação de Inscrição. 

3. Levar caneta

Outro item necessário é caneta de tinta preta com corpo transparente.

4. Saber o que não pode

Já na lista de proibidos no dia da prova estão óculos escuros, chapéus, gorros e chapéus, livros e anotações, lápis, lapiseira e afins, canetas cujo corpo não seja transparente, fones de ouvido e itens similares, aparelhos eletrônicos: celular, calculadora, tablet, agenda eletrônica e similares.

Cronograma das provas do Enem

Os horários das provas seguirá o horário de Brasília, conforme descrição abaixo:

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início da prova: 13h30
  • Término da prova: 19h (1º dia) e 18h30 (2º dia).
Foto de perfil Sumaia Santana
Por Sumaia Santana | Redatora
Formada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV, atuo como redatora desde 2015 e acumulo experiência na criação de artigos e notícias sobre os mais diversos temas.

Mais notícias de Local de prova...

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.