Notícias Brasil Redação

5 possíveis temas para redação do Encceja 2023: veja como fazer

Pensando em ajudar você, trouxemos esta seleção de 5 possíveis temas do Encceja 2023, além de dicas de como escrever uma redação perfeita. Saiba como fazer.

Foto de perfil Sumaia Santana
Sumaia Santana em 27/04/2023 07:09:24
Redatora

A redação do Encceja é um texto dissertativo-argumentativo, tal qual a do ENEM
A redação do Encceja é um texto dissertativo-argumentativo, tal qual a do ENEM

A redação do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) deixa os estudantes preocupados, visto que ela pesa bastante no cálculo da nota final.

A mesma coisa acontece na redação do ENEM. Outra semelhança é que o assunto também é conhecido somente no dia da prova. Mas, você pode chegar na prova preparado e fazer um ótimo texto.

Pensando em ajudar você, trouxemos esta seleção de 5 possíveis temas do Encceja 2023, além de dicas de como escrever uma redação perfeita.

5 possíveis temas para redação do Encceja 2023

1. Impactos da Covid-19 na educação

Mesmo com o controle da situação, devido à vacinação, ainda vemos seus impactos. Um deles é em relação à educação, visto que quase 2 bilhões de estudantes foram afetados.

Neste viés, pode ser abordado a ineficiência das aulas on-line, devido à precariedade tecnológica das escolas públicas, principalmente nas periferias. 

Outra questão que pode ser abordada é como a pandemia atrapalhou o desenvolvimento educacional e social das crianças em fase de alfabetização. 

2. Agenda 30 da ONU

A Agenda 30 da ONU (Organização das Nações Unidas) é um compromisso assinado em 2015 por chefes de Estado e de governo, com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Os chamados ODS contemplam 5 pilares (pessoas, planeta, prosperidade, paz e parceria). 

Caso este seja o tema da redação do Encceja 2023, o candidato pode falar sobre a agricultura sustentável como forma de erradicação da fome.

Este recorte também abrange as questões climáticas, visto que o aquecimento global reduz os níveis de chuva em locais já castigados pela estiagem, dificultando, portanto, o plantio e aumentando a insegurança alimentar.

3. Feminicídio

O número de feminicídios no Brasil aumenta a cada ano. Em 2022, foram registrados 3.930 casos, 3% a mais em relação a 2021. Trata-se de uma discussão muito importante, visto que atinge mulheres de várias idades e condições financeiras. 

Uma redação sobre isso exige ainda falar sobre a Lei 13.104/2015, a Lei do Feminicídio. Antes dela, esses crimes eram registrados como homicídios comuns, o fato da mulher ter sido assinada por ser mulher passava batido.

4. Direito às armas

No governo de Jair Bolsonaro, o porte de armas, ou seja, o direito a ter arma em casa ou no trabalho foi facilitado.

Quem defende esta ideologia costuma citar os Estados Unidos para dizer que tem arma está seguro. Mas, quem estuda o assunto diz que não é bem assim. 

Para você ter uma ideia, 42% das armas do mundo estão nas mãos de americanos e são frequentes os casos de massacres em escolas e igrejas.

O índice de assassinatos por armas é 25% superior em comparação a países desenvolvidos. Então, há muita chance deste tema ser escolhido.

5. Fake news e vacinação

As notícias falsas têm relação direta com a cisma de muitas pessoas com a vacinação. As fakes contra a covid, por exemplo, ainda circulam nas redes sociais e grupos de WhatsApp.

Talvez, a mais absurda delas seja que o imunizante é um chip líquido capaz de controlar as pessoas. Com isso, muitas pessoas deixam de tomar as vacinas e também não permitem que sejam aplicadas em seus filhos.

Como fazer a redação do Encceja?

A redação do Encceja é um texto dissertativo-argumentativo, tal qual a do ENEM.

Nesta modalidade, o objetivo é opinar sobre um determinado assunto, valendo-se de argumentos consistentes extraídos de fatos históricos, cinema, literatura e música, com a finalidade de convencer o leitor.

Você pode fazer a redação em uma hora, dividindo o tempo em blocos de 10 e 20 minutos, os quais detalharemos abaixo:

Bloco 1: 10 minutos - entender a proposta da redação

Após ler e entender o tema, parta para os textos motivadores. Em seguida, faça duas colunas, na primeira, coloque o tema e, na segunda, os assuntos que se relacionam com ele.

Agora, comece a escrever o embrião da sua tese, construindo sua opinião e já pensando em como vai interligar os argumentos.

Bloco 2: 10 minutos - filtrar argumentos

Faça um “pente fino”, ou seja, veja se os seus argumentos são coerentes com a sua proposta. Outra tarefa é pensar se a sua proposta para conclusão está dentro do que pede o tema da redação. 

Bloco 3: 20 minutos - hora de fazer o rascunho

Para isso, use quatro parágrafos: introdução, argumento 1, argumento 2 e conclusão.

Bloco 4 - revisar o rascunho

Leia o rascunho. Veja se os argumentos são consistentes e se estão bem costurados. Atendente-se também à ortografia. Há palavras repetidas? Os sinais de pontuação estão empregados corretamente? 

Bloco 5: 20 minutos - passar a redação a limpo.

Entenda a correção da redação do Encceja

A redação do Encceja vale 10 pontos, sendo necessário obter no mínimo 5 para ser aprovado. Os corretores avaliam 5 competências, as mesmas do ENEM, confira:

  • Competência 1: domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
  • Competência 2: entender a proposta da redação e aplicar os conceitos estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
  • Competência 3: capacidade de selecionar, relacionar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos para defender um ponto de vista;
  • Competência 4: conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para uma argumentação lógica e consistente;
  • Competência 5: capacidade para propor uma intervenção ao tema em concordância aos Direitos Humanos.

Cronograma Encceja 2023

  • Inscrição: 22 de maio a 2 de junho, neste link;
  • Prazo para solicitar atendimento diferenciado na prova e uso do nome social: 22 de maio a 2 de junho;
  • Resultado preliminar dos pedidos de atendimento diferenciado e uso do nome social: 12 de junho;
  • Recurso contra pedidos negados de atendimento diferenciado e uso do nome social: 12 a 16 de junho;
  • Resultado dos recursos para atendimento diferenciado e uso do nome social: 19 de junho;
  • Prova: 27 de agosto;
  • Resultado da prova: 22 de dezembro.
Foto de perfil Sumaia Santana
Sumaia Santana em 27/04/2023 07:09:24
Redatora
Formada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV, atuo como redatora desde 2015 e acumulo experiência na criação de artigos e notícias sobre os mais diversos temas.

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Mais notícias de Redação...