Redação ENEM: Inep divulga o espelho da redação aplicada em 2022

Por Sumaia Santana em Brasil, Redação, ENEM
10/04/2023 23:30:18

A chamada "vista pedagógica" tem a finalidade de mostrar aos candidatos quais são os critérios de correção da redação do ENEM.



Redação ENEM: Inep divulga o espelho da redação aplicada em 2022

Os espelhos da redação do Enem 2022 foram divulgados na última segunda-feira, 10 de abril. Para acessar, basta acessar a Página do Participante

Esta iniciativa é chamada pelo Inep de “vista pedagógica” e, de acordo com o  organizador do exame, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a publicação desses espelhos é fazer com que os candidatos entendam quais são os critérios de correção da redação. 

Os treineiros, estudantes que não terminaram o ensino médio, também já conseguem consultar suas notas no mesmo endereço eletrônico citado. Mas, é sempre bom reforçar que este público não pode usar a nota do Enem, visto que não concluíram a etapa de estudos, requisito necessário para fazer a prova do Enem.

Conheça as competências exigidas na redação do ENEM

A redação vale 1.000 pontos distribuídos entre cinco competências que são pontuadas de 0 a 200 pontos. Veja quais são essas competências e o que é analisado em cada uma delas:

  • Competência 1: domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
  • Competência 2: entender a proposta da redação e aplicar os conceitos estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
  • Competência 3: capacidade de selecionar, relacionar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos para defender um ponto de vista;
  • Competência 4: conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para uma argumentação lógica e consistente;
  • Competência 5: capacidade para propor uma intervenção ao tema em concordância aos Direitos Humanos.

O que faz zerar uma redação do ENEM?

Falamos sobre o que é preciso para uma redação perfeita. Agora, você vai descobrir as situações que levam o estudante tirar zero, confira:

1. Fugir do tema: muitas vezes, isso acontece por falta de interpretação de texto. Portanto, se isso não é o seu forte, pratique;

2. Não escrever uma redação dissertativa-argumentativa: a estrutura desta modalidade é introdução, dois parágrafos com a argumentação, proposta de intervenção e conclusão;

3. Apresentar a folha em branco: se você fizer a redação na folha de rascunho, não se esqueça de transcreve-la para a folha de redação;

4. Escrever menos de 7 linhas: o número mínimo é 7 linhas e o máximo, 30;

5. Copiar textos motivadores, entende-se como cópia escrever três palavras ou mais do texto original, alterar o singular pelo plural ou vice-versa, inversão de trechos ou omitir palavras;

6. Desenhos e sinais gráficos: a linguagem não verbal é utilizada nas questões do ENEM, mas não são bem-vindos na redação;

7. Usar outro idioma: se o português é o idioma oficial do Brasil, por que usar outro?;

8. Letra ilegível: o texto pode ser excelente, contudo, se o professor não conseguir ler, não pense que fará esforço para entender o que você escreveu;

9. Assinar ou rubricar: não é preciso assinar, já que a prova vem com o seu nome;

10. Desrespeito aos Direitos Humanos: não trazer apologias a ideias terroristas e tudo que vai contra aos Direitos Humanos.

E como as redações são corrigidas?

A correção do Enem é complexa e envolve mais de 10 mil corretores. São distribuídos cerca de 200 textos para cada um e eles devem entregar aproximadamente 150 redações a cada três dias.

Uma curiosidade é que esses profissionais não são funcionários do Inep. Eles devem ser formados em Letras e Linguística e ter experiência na área de coordenação de produção textual em avaliações educacionais. 

A seleção dos corretores, a FGV (Fundação Getúlio Vargas) realiza um rigoroso concurso constituído por duas etapas e um curso de capacitação.

Voltando a correção, a redação passa pelas mãos de dois corretores que não trocam informações sobre as notas atribuídas. A pontuação é a média aritmética das duas notas. 

Porém, se houver 100 pontos de diferença entre as duas pontuações, ou de 80 pontos entre as competências, um terceiro corretor entra em ação. Persistindo o empate, é acionada uma banca examinadora formada por três professores. 

Outra situação onde a banca é convocada é quando há uma redação de mil pontos. Neste caso, ela tem a missão de “bater o martelo” sobre a nota máxima.

Agora que você já sabe o que são os espelhos da redação, que tal ler este artigo sobre os 7 possíveis temas da redação do ENEM 2023?

Foto de perfil Sumaia Santana
Por Sumaia Santana
Redatora
Formada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV, atuo como redatora desde 2015 e acumulo experiência na criação de artigos e notícias sobre os mais diversos temas.

Mais notícias de Redação...

Comentários sobre "Redação ENEM: Inep divulga o espelho da redação aplicada em 2022"

Participe, faça um comentário.