Enem 2023: Inscrições começam nesta segunda-feira (5)

Por Letícia Cunha em Brasil, Inscrições, ENEM | 05/06/2023 07:57:37

No primeiro dia de prova, os vestibulandos realizarão uma redação dissertativa argumentativa, além de 45 questões de Linguagens e Códigos e outras 45 de Ciências Humanas.



A partir de segunda-feira, 5 de junho, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 abrirá as inscrições. As provas estão marcadas para os primeiros dois domingos de novembro, nos dias 5 e 12.

Estudantes de todo o país terão até o dia 16 de deste mês para se registrar na Página do Participante. A taxa de inscrição é de R$ 85 e precisa ser paga até 21 de junho.

O prazo para solicitar isenção do valor encerrou no final de abril. Alunos de baixa renda cadastrados no CadÚnico e estudantes de rede pública que estão cursando o ensino médio tiveram a opção de não pagar pela inscrição. Quem esteve ausente no ano passado e justificou as faltas também tem a oportunidade de fazer esse ano isento de pagamento.

O responsável por aplicar as provas em 2023 será novamente o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação, Seleção e Promoção de Eventos (Cebraspe), com o valor do contrato equivalente a R$ 329.725.932,50. A última vez que a instituição aplicou e corrigiu as provas do Enem foi em 2016; desde então, a responsabilidade era da Fundação Cesgranrio.

Enem 2023: Cronograma

O Exame Nacional de 2023 será aplicado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Os locais de prova serão divulgados pelo site do realizador do Enem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), alguns dias antes do teste. É de responsabilidade do participante acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição e acompanhar a divulgação.

No primeiro dia de prova, os vestibulandos realizarão uma redação dissertativa argumentativa, além de 45 questões de Linguagens e Códigos e outras 45 de Ciências Humanas. A duração será de 5 horas e 30 minutos.

Leia também:

No segundo dia serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática, com também 45 questões cada. Já que esse dia não terá redação, o tempo para elaborar o exame será um pouco menor: cinco horas.

Fique atento: os portões abrem às 12h e fecham 13h, pontualmente no horário de Brasília/DF. O início das provas se dá meia hora após fechamento das portas, 13h30.

O edital com todo o cronograma foi publicado no início de maio. Para conferir, clique aqui.

Enem 2023: Para quê posso utilizar minha nota?

O Exame Nacional do Ensino Médio verifica o desempenho acadêmico dos alunos que estão no final do ensino médio. As notas são utilizadas como instrumento de entrada para o ensino superior por meio de, por exemplo, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Se você não conseguiu uma vaga em universidade pública pelo Sisu, saiba que a nota no Exame oferece um financiamento estudantil através do FIES. Com ele, é possível custear uma faculdade particular; a dívida é paga anos após formado.

Além do Brasil inteiro, o Enem abre portas para estudar em Portugal. Isso mesmo, os dois países fizeram um acordo e várias universidades portuguesas aceitam o Enem como forma de admissão.

E há algumas possibilidades pouco conhecidas, como obter o certificado de conclusão do ensino médio e complementar a nota de algum vestibular, tudo isso com a nota da prova

Os locais de prova serão divulgados pelo site do Inep, alguns dias antes do teste
Os locais de prova serão divulgados pelo site do Inep, alguns dias antes do teste
Foto de perfil Letícia Cunha
Jornalista, apaixonada por escrever. Escreve sobre diversos assuntos em blogs e sobre notícias de concursos aqui.

Mais notícias de Inscrições...

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.