Enem 2023: Inscrições começam nesta segunda-feira (5)
No primeiro dia de prova, os vestibulandos realizarão uma redação dissertativa argumentativa, além de 45 questões de Linguagens e Códigos e outras 45 de Ciências Humanas.
A partir de segunda-feira, 5 de junho, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 abrirá as inscrições. As provas estão marcadas para os primeiros dois domingos de novembro, nos dias 5 e 12.
Estudantes de todo o país terão até o dia 16 de deste mês para se registrar na Página do Participante. A taxa de inscrição é de R$ 85 e precisa ser paga até 21 de junho.
O prazo para solicitar isenção do valor encerrou no final de abril. Alunos de baixa renda cadastrados no CadÚnico e estudantes de rede pública que estão cursando o ensino médio tiveram a opção de não pagar pela inscrição. Quem esteve ausente no ano passado e justificou as faltas também tem a oportunidade de fazer esse ano isento de pagamento.
O responsável por aplicar as provas em 2023 será novamente o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação, Seleção e Promoção de Eventos (Cebraspe), com o valor do contrato equivalente a R$ 329.725.932,50. A última vez que a instituição aplicou e corrigiu as provas do Enem foi em 2016; desde então, a responsabilidade era da Fundação Cesgranrio.
Enem 2023: Cronograma
O Exame Nacional de 2023 será aplicado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Os locais de prova serão divulgados pelo site do realizador do Enem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), alguns dias antes do teste. É de responsabilidade do participante acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição e acompanhar a divulgação.
No primeiro dia de prova, os vestibulandos realizarão uma redação dissertativa argumentativa, além de 45 questões de Linguagens e Códigos e outras 45 de Ciências Humanas. A duração será de 5 horas e 30 minutos.
Leia também:
- 5 possíveis temas de redação para o Enem 2023
- Como fazer uma redação nota mil no Enem? Confira 5 dicas!
No segundo dia serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática, com também 45 questões cada. Já que esse dia não terá redação, o tempo para elaborar o exame será um pouco menor: cinco horas.
Fique atento: os portões abrem às 12h e fecham 13h, pontualmente no horário de Brasília/DF. O início das provas se dá meia hora após fechamento das portas, 13h30.
O edital com todo o cronograma foi publicado no início de maio. Para conferir, clique aqui.
Enem 2023: Para quê posso utilizar minha nota?
O Exame Nacional do Ensino Médio verifica o desempenho acadêmico dos alunos que estão no final do ensino médio. As notas são utilizadas como instrumento de entrada para o ensino superior por meio de, por exemplo, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Se você não conseguiu uma vaga em universidade pública pelo Sisu, saiba que a nota no Exame oferece um financiamento estudantil através do FIES. Com ele, é possível custear uma faculdade particular; a dívida é paga anos após formado.
Além do Brasil inteiro, o Enem abre portas para estudar em Portugal. Isso mesmo, os dois países fizeram um acordo e várias universidades portuguesas aceitam o Enem como forma de admissão.
E há algumas possibilidades pouco conhecidas, como obter o certificado de conclusão do ensino médio e complementar a nota de algum vestibular, tudo isso com a nota da prova
Deixe seu comentário
Mais notícias de Inscrições...
Sisu 2023/2: Consultas de vagas já estão abertas
Estudantes podem conferir as notas de cortes para concorrer a instituições públicas de ensino sup...
Ler notíciaProUni 2023/2: Inscrições terminam nesta sexta-feira (30)
Programa oferece mais de 200 mil vagas para estudantes ingressarem instituições públicas. Bolsas ...
Ler notíciaVestibular Fatec 2023/2: confira aqui tudo o que você pre...
Inscrições para as Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo estão abertas até 2 de junho. ...
Ler notícia